UMA ESTRELA NA CRISTA DA ONDA


Já (quase) todos estamos familiarizados com a associação do nome de Garrett McNamara às gigantescas ondas da Nazaré, naquele que é o detentor do recorde do mundo da maior onda alguma vez surfada e, igualmente, um autêntico embaixador daquela região única do nosso país para a prática da modalidade.


Atenta a estas coisas do sucesso, a Mercedes-Benz mergulhou no domínio de Poseidon com o objectivo de colocar a sua estrela de três pontas na crista das ondas, mesmo ali, aos pés do pluri-campeão. Para o efeito, desenvolveu o “Projecto MBoard”, juntando designers e engenheiros que, sob os conselhos e informações de McNamara, se traduziu num conjunto de pranchas feitas a preceito, num perfeito equilíbrio entre os materiais usados e o peso final, levando em linha de conta o próprio peso e estatura do surfista.

Fotos: Mercedes Benz


Entre outros, foi usada fibra de carbono na secção central e kevlar nos rebordos, passando depois as pranchas por aturados trabalhos em túnel de vento, qual automóvel em busca da aerodinâmica ideal. Apesar de alemãs de origem, elas são “made in Portugal” em concepção, contando, naturalmente, com os ‘logos’ da marca em lugar de destaque.

No vídeo abaixo é possível acompanhar alguns dos momentos deste curioso processo. Pode, também ficar a conhecer a velocidade máxima que McNamara já atingiu nas ondas da Nazaré com uma das quatro Mboards desenvolvidas para o efeito, algo possível devido ao sistema de telemetria desenvolvido em conjunto com as pranchas. Eu dou uma pista: é superior a… Nahhhhh!!! O melhor mesmo é ver o vídeo e descobrir por si.



Caso queira saber mais sobre este projecto, aceda a este ‘site’ dedicado da Mercedes-Benz e delicie-se com a informação, mas principalmente com a beleza estonteante e, por vezes, assustadora das imagens.

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro



Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: