Óscares 2015: O ano do cinema indie


A cerimónia dos Óscares 2015 está aí, num ano onde os indies dominam claramente. Esta "chapada de luva branca" mostra aos grandes estúdios que aquelas ideias estranhas e conceitos não direccionados para as massas podem dar belos resultados, como é o caso de 'The Grand Budapest Hotel' e 'Birdman', que se apresentam este ano com nove nomeações cada, 'Boyhood', com seis nomeações, ou do fantástico 'Whiplash', nomeado em cinco categorias.



Apesar de sempre terem existido filmes indies que se destacam - 'Fargo', 'Shine', 'Pulp Fiction' (primeiro indie a obter um lucro mundial de mais de 200 milhões de dólares) são só alguns exemplos - este é um ano onde essa presença parece mais evidente. Somente 'American Sniper' e 'Selma' são considerados grandes produções.

Apesar de ser impossível agradar a todos, existem sempre os malogrados snubs, os que "morreram na praia" e que mereciam mais. Eis alguns dos esquecidos: 'The Lego Movie' é nomeado para Melhor Música Original (com a viciante "Everything is Awesome") mas não para Melhor Filme de Animação, 'Selma' para Melhor Realizador e Ator Principal, 'Gone Girl' para Melhor Argumento Adaptado e Melhor Banda Sonora, Jake Gyllenhaal para Melhor Ator em 'Nightcrawler', 'Force Majeure' para Melhor Filme Estrangeiro, 'Under The Skin'  em diversas categorias, entre outros.


Entre os nomeados, o favoritismo recai sobre 'Birdman' e 'Boyhood', os principais vencedores desta longa caminhada para os Óscares, que se inicia todos os anos em Novembro, com os Hollywood Film Awards.

Se pusermos a história ao barulho, existem algumas particularidades que sobressaem, como o vencedor dos DGA (Directors Guild Awards, prémios atribuidos pela associação de realizadores) usualmente levar para casa o Óscar de Melhor Realizador. Somente por sete vezes esta situação não se verificou.

Hoje à noite a partir da 1 da manhã (horário de Portugal) vamos conhecer os vencedores, numa cerimónia que terá Neil Patrick Harris como anfitrião. Este ano os direitos da cerimónia foram ganhos pela SIC, depois de dezassete anos de exclusividade da TVI.

Para saber mais informações sobre os Óscares, visite a página oficial: oscar.go.com

Sem comentários: