Lembra-se decerto, que há uns dias lhe falei da final do Super Bowl e de duas duplas de animais que fizeram sucesso entre as várias dezenas de ‘spots’ de publicidade inerentes a esse encontro de futebol americano. Prometi-lhe, então, explicar onde é que afinal o entrava um alce na história e aqui estou para o saciar dessa questão que, decididamente, não lhe deverá ter tirado o sono.
Como referi, houve 10 marcas automóveis com anúncios diversificados e direccionados aos seus públicos-alvo, tendo a Mercedes-Benz (re)contado a história da “Tartaruga e a Lebre”, na promoção do seu novo superdesportivo. Mas não foi só ela a apostar em amigos patudos, pois a sul-coreana KIA também colocou o charme e experiência de Pierce Brosnan frente a frente com… um alce.
Ora bem, aqui está o ‘enfeitado’ bicho oriundo das terras nórdicas e geladas, que se atravessou no caminho do actor, deitando por terra toda e qualquer expectativa que aquele tivesse de uma missão ‘top secret’, a bordo de um bólide cheio de ‘gadgets’, colocando-se antes a braços com um bem mais pacato cenário, ao volante do novo Sorento.
Quanto aos restantes anunciantes do sector das rodas, numa vertente ambiental e tecnológica, a BMW fez a ponte entre passado e presente com o eléctrico i3 e a Lexus mostrou o novo ultra-sónico mas silencioso NX e o atordoante RC 350. Em torno do conceito “pais & filhos/as” andaram a Nissan e a Toyota, com esta última a abrir ainda mais os cordões à bolsa, com uma segunda dose sobre o novo Camry, onde se destaca a atleta paralímpica de snowboard Amy Purdy, demonstrando que, apesar das adversidades, muitos limites podem ser plenamente ultrapassados.
Aparição de última hora, o grupo ítalo-americano Fiat Chrysler emitiu nada menos do que sete anúncios para quatro das suas marcas: a Fiat, com o 500X e o famoso comprimidinho azul que mostrei num anterior texto do Trendy Wheels; a Jeep, que colocou o Renegade numa viagem à volta do mundo; a Dodge que destacou que idade é sinónimo de sabedoria, na apresentação do seu novo Challenger; e a Chevrolet, com a nova pick-up Colorado, esteve em quatro diferentes ‘spots’.
Note-se que, ano após ano, o Super Bowl mais parece uma gigantesca Arca de Noé, com diferentes animaizinhos a garantir papéis de protagonistas nas comunicações das marcas. Este ano, para além da disputa entre a tartaruga e a lebre, do ‘puppy love’ entre o adorável cachorrinho e os seus amigos equídeos – ver o meu texto anterior A Tartaruga, a Lebre e o Alce – e do alce acima descrito, houve muita outra bicharada para todos os gostos – burros, cabras, porcos, avestruzes, falcões, ursos e lobos, mais o tigre metálico gigante em que Katy Perry surgiu no intervalo do jogo, dançando depois com uma dupla de tubarões – num infindável número de espécies multi-patas ou barbatanas, do presente e do passado, em carne e osso ou tipo animação.
Se for fã da temática da publicidade convido-o a clicar neste ‘link’ do Super Bowl 2015 e entreter-se por pouco menos de duas horas e encontrar o maior número de bichos. Se não tiver pachorra para tanto, veja aqui um compacto de dois minutos condensado pela revista especializada AdWeek:
Entretanto, só a título de referência, o espaço de 884 segundos comprado para os 15 anúncios do mundo automóvel valeram à empresa que detém os direitos comerciais do evento um encaixe na ordem dos 112 milhões de euros, um ‘jackpot’ acumulado do EuroMilhões a mais de meio do seu limite máximo. Agora somem-se todos os segundos/euros dos 54 restantes produtos e/ou serviços anunciados, dos mais variados sectores e, como há uns anitos dizia um certo governante luso, “… ehhhh… são… portanto… ehh… é fazer a conta!”
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
Sem comentários:
Enviar um comentário