“E se... fizéssemos magia em Sidney?”



O atelier português Pedra Silva Arquitectos, da qual faço parte da equipa e tenho o prazer de trabalhar, foi convidado a desenhar uma clinica dentária numa das mais emblemáticas ruas comercias de Sidney. 

0 espaço preexistente e o programa so­licitado pelo cliente colocaram os principais desafios deste projecto. O cliente pediu duas recepções, com duas entradas que podem funcionar separadamente mas sem comprometer a noção de espaço e a sua relação com os utilizadores. Out­ra condicionante era a existência de um grande pilar, que se impunha nesse mesmo espaço em todas as tentativas que fizemos de o integrar. A solução de responder a estas questões foi “magica­mente” fazer desaparecer o pilar! 

Para o conseguir criámos um elemento escultórico de madeira que serve de fil­tro entre as duas áreas de recepção. Este elemento tem uma dupla função: per­mitir parcialmente uma relação visual entre espaços, separando-os, e, simulta­neamente, fazer com que o pilar de betão “desapareça”! Constituído por lâminas de madeira suspensas, que começam com elementos estreitos e se alargam para “engolir” o pilar existente, este elemento foi uma resposta a uma premissa e tor­nou-se na característica predominante, geradora de espaço, influenciando o tec­to e todos os outros elementos. 

A área de espera divide-se assim em duas salas distintas: uma para Medicina Dentária Geral e outra para Implantologia. 

0 restante espaço da clínica desen­volve-se em torno de um corredor central que começa na área de recepção e liga todas as partes da clínica dentária, das as áreas de exames às de cirurgia, áreas de clientes e espaços técnicos. 

A meio do corredor encontra-se um nú­cleo transparente, de vidro, que permite que a luz natural penetre o interior do espaço. 

No outro extremo da clínica encontra-se a principal área de cirurgia. Um espaço desenhado de modo a permitir que complexos procedimentos médicos pudessem ser assistidos, partilhan­do assim experiência e conhecimento entre profissionais. O que foi conseguido colocando uma sala de observação num nível mais elevado, com um envidraçado sobre a sala de cirurgia, a par da colocação de uma câmara que permite que outros cirur­giões assistam aos procedimentos num grande ecrã, recorrendo a close-ups. Este é um espaço onde se praticam pro­cedimentos clínicos complexos mas tentámos desenhá-lo, por forma a co­municar este nível de sofisticação, deix­ando uma impressão positiva e memo­rável nos pacientes que o usam. 

©pedra silva architects/ www.pedrasilva.com

Arquitectos

Pedra Silva Arquitectos 

Luís Pedra Silva


Cliente

Dr.Christopher Ho.

About Smiles & Care Dentistry

Localização

Chatswood, Sydney, Austrália

Área

402 m2

Maio 2014

Fotografia







Sem comentários: