Um Trio para as Férias


Não tarda nada e o povo vai a banhos, esquecendo-se das promessas eleitorais, dos grandes escândalos e das trocas e baldrocas futebolísticas, que nos enchem páginas e páginas de jornais e os noticiários, em conteúdos que se repetem até à exaustão! Chega, por isso, a altura de preparar a família e amigos, bem como pensar onde meter a tonelada de ‘tralha’ que nos acompanha nas ditas e que, muitas vezes, nem chegamos a usar! Trago-vos, assim, três sugestões com diversas filosofias associadas, novidades que se adaptam na perfeição àquele tão ansiado objectivo: o Mazda CX-3, o Citroën Berlingo Multispace e, desta mesma marca, a família C4 Picasso.

Fotos: José Pinheiro, Citroën (oficiais) e Mazda (oficiais)


Nem era para ser este o tema a explorar, mas o que fazer quando me é dada oportunidade de – mesmo que em trabalho – de ficar a conhecer, em apenas uma semana, várias novidades disponíveis em Portugal? Posto isto e para que também possam ficar a par destas estreias, aqui estão elas, por ordem cronológica. 

A japonesa Mazda acaba de desvendar o CX-3, a sua mais recente criação KODO e logo num espaço emblemático de Lisboa. Apresentou-o à imprensa no passado dia 2 na Pousada de Lisboa, espaço do Grupo Pestana e que seria oficialmente inaugurado dois dias depois. Coube, assim, ao pequeno crossover citadino mostrar-se aos jornalistas nacionais em jeito de pré-inauguração daquela novidade hoteleira, sita bem no final da Rua do Ouro, já virado ao Terreiro do Paço, Se há vários séculos foram as caravelas lusas quem dali saiu dando novos mundos ao mundo, agora foi o CX-3 quem também dali saiu, mas para os Concessionários Mazda, ávidos de os mostrar (e vender) ao público luso.




É pequenino q.b. para quem procura um modelo com design cativante e com um interior igualmente muito apetecível, principalmente se escolhido no nível de topo, com os todos packs incluídos. Tem um único motor diesel 1.5 SKYACTIV-D de 105 cv, tracção a duas ou quatro rodas, caixa manual ou automática, dois níveis de conteúdos – Evolve e Excellence – mais um conjunto de opcionais e de packs suficientes para atingir a maioria dos gostos dos clientes que seguem as mais recentes tendências de moda automóvel. Os preços do novo Mazda CX-3 começam nos 22.970 euros, destacando-se as três cores Cinza Ceramic, Vermelho Soul e Branco Pérola da palete de 10 tons possíveis para o modelo. 

“Tendência” é, também, a palavra-chave nos Citroën C4 Picasso e na sua declinação de sete lugares Grand C4 Picasso que, não sendo novos na íntegra, apresentam duas novidades em termos de motores para o nosso mercado – um gasolina 1.2 PureTech de 130 cv e outro diesel 1.6 BlueHDi de 120 cv – este último associado a uma também nova caixa automática. Fui conhecer estes motores um pouco mais longe, em Aix-en-Provence, na região francesa de Marselha, conjuntos que mostraram ser simultaneamente espevitados, poupados e amigos do ambiente e, assim, ideais companhias para as tais viagens de férias sem stresses.




Aliás, estas telas sobre rodas têm espaço para os tais cinco ou sete viajantes e mais os “pequenos nadas” que os acompanham nas ditas, somando-se-lhes a imensa tecnologia a bordo, seja para ajudar o condutor ou entreter os seus acompanhantes, sempre ligados ao mundo virtual. Novas soluções que estão integradas numa gama composta por 10 versões C4 Picasso, cujos preços começam nos 25.500 euros, e também uma dezena de Grand C4 Picasso, estas vendidas de 27.600 euros para cima. 

Em simultâneo, sob as mesmas temperaturas bem quentinhas, conheci o novo Berlingo Multispace XTR. Uma proposta também da marca francesa ideal para aventureiros, surfistas, campistas de ocasião, skaters, praticantes de BTT, escalada, pesca e outras actividades lúdicas ou, muito simplesmente, grupos de amigos em viagem para concertos de Verão, idas à praia ou para o campo, sem quaisquer preocupações com a areia no carro, se o mesmo fica sujo de terra, ou até se têm de lá dormir dentro!




Há uma certeza: a de que lá cabe (quase) tudo, sendo este o seu maior argumento – como, aliás, se pode ver nas imagens – com ‘buraquinhos’ para guardar tudo e mais um par de... chinelos! O motor é o mesmo diesel de 120 cv dos Picassos acima, pelo que a qualidade e as ‘vitaminas’ para chegar a tempo a todo o lado estão garantidas! Quanto a preço, este Berlingo Multispace XTR custa 28.770 euros esta versão com este motor e este nível de equipamento de topo, mas há mais propostas, numa gama que começa nos 25.000 euros. 

Como se pode ver, novas ideias não faltam, com o pequeno crossover Mazda CX-3 direccionado para os casais de aventureiros, em ambiente citadino ou em busca de percursos fora-de-estrada pouco demolidores, que lhes permitam algum exclusivismo no sítio onde possam fazer… o bom do piquenique; os bem mais familiares Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso para quem goste de viajar com estilo e conforto, com inúmeras mordomias a bordo; ou ainda o bem mais simplista e descontraído Citroën Berlingo Multispace XTR em que, uma vez parado algures em parte incerta, quase permite que se façam ‘raves’ a bordo, sem preocupações de maior ou incomodar os vizinhos. 

Posto isto, deixo-vos os votos de umas excelentes férias, esperando, ainda assim, que me continuem a ler todas as 4as feiras, sem falta! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: