Primavera Verão 2014: As Tendências


A cerca de 1 mês de chegar a Primavera, ainda que a chuva não nos largue, as novas colecções já enchem as lojas de roupa e as revistas que se debruçam sobre moda. Está na altura de desvendar quais são as tendências que vão desfilar pelas ruas, dos dias quentes e cheios de sol, para se começar a preparar o guarda-roupa da Primavera e do Verão deste ano. Saber o que vamos reaproveitar, das peças que já temos, e saber em que peças tendência queremos investir.
  • Padrões - Muito voltados para o artístico, como se uma galeria de arte saísse à rua. Os padrões surgem nas mais variadas formas: lettering, rostos, pinceladas, espécies de telas com paisagens, quadrículas, polka dots. Há de tudo um pouco, para todos os gostos e nas mais variadas opções. Mais uma vez, é uma tendência que pode surgir em look total ou apenas numa peça. Podem ser misturados diferentes padrões ou conjugar apenas um. 
  • Pregas - Conferem, normalmente, leveza e fluidez a um outfit. As pregas assumem-se como uma tendência que pode aparecer tanto em saias, como em vestidos, tope e blusas. Uma tendência contagiante e que combina na perfeição com os dias quentes e solarengos. Na minha opinião é mais muda tendência super versátil e que facilmente se adapta a qualquer look, estilo e idade.
  • Sport - Numa altura em que o estilo de vida fitness está na ordem do dia também a moda se rendeu ao mesmo. O desporto e o seu equipamento ganham cada vez mais protagonismo. Os ténis e as sweats deixaram de ser apenas para jogar futebol, basquete ou ir ao ginásio. Aparecem peças inspiradas nos equipamentos desportivos, como por exemplo as camisolas de basquete inspiram vestidos e os casacos de basebol entram em looks casuais. 
  • Transparências - Como que um jogo das escondidas, nas estações quentes vai-se deixar ver o corpo mas escondendo, ao mesmo tempo, a pele, com tecidos reveladores. As transparências surgem elegantes e femininas, em vários materiais e várias peças.
  • Drapeados, folhos e sobreposições - Muitas vezes aparecem os três juntos, outras vezes separados. As sobreposições de tecidos, os folhos e os drapeados são uma tendência para as estações quentes e daquelas tendências que facilmente aparece em qualquer estilo, em qualquer look pelo seu ar leve e fluído.
  • Tribal - A inspiração étnica está inerente em padrões, cores, nos detalhes das franjas e até nos cortes das peças e acessórios. Como se de uma viagem pelas tribos africanas, sul-americanas e até orientais se tratasse, o espírito tribal entra pela Primavera e Verão dentro e contagia looks.
  • Renda - As rendas e os bordados chegam com a inocência e ao mesmo tempo com a sensualidade. Marcam as mais variadas peças e surgem nos mais diversos estilos. 
  • Riscas - As riscas, as riscas. Já não são, propriamente, uma novidade. Já são várias as estações que assumem as riscas como uma tendência, portanto é já uma tendência consagrada! Podem aparecer num estilo mais navy, podem aparecer coloridas, mais largas ou mais finas, na horizontal ou na vertical, em looks totais, com misturas de diferentes riscas ou apenas num ou outra apontamento ou peça. 
  • Estrutura - Muitas vão ser as peças estruturadas que já começaram a aparecer nas novas colecções, esta é uma das tendências que vai surgir em combinação com outras. As peças estruturadas vão aparecer sob forma de vestidos e camisolas, principalmente.
  • Assimetria - Decotes assimétricos e também terminações assimétricas, partes de trás mais longas que as da frente em camisolas e vestidos, por exemplo, vão contagiar os dias de calor..Metalizados e Brilhos - Os brilhos e os metalizados aparecem em qualquer tipo de peça, em look total ou parcial, conjugados com peças mais ou menos clássicas. Por exemplo, um vestido todo ele metalizado não é apenas para a noite e pode perfeitamente surgir de dia, num look bem casual ou mesmo desportivo..Jumpsuit - Os macacões estão, mais uma vez, na berra. São uma peça que se encaixa facilmente nas mais diversas tendências e para as mais diversas ocasiões. Há para todos os gostos e estilos, em calças ou cações. 
  • Mini Saia rodada - Chamadas, também, saias skater ou ainda skater skirts, as mini saias rodadas vão trazer as pernas à mostra. Podem surgir nos mais diversos materiais e nos mais diversos estilos.
  • Saias pencil - Em oposição às saias skater vem a já habitual saia pencil. A bater na zona dos joelhos ou um pouco mais a baixo, surgem estampadas e lisas, sendo símbolo da elegância e classe. 
  • Shorts - Pernas à mostra, mais uma vez, é o que se quer. Em alturas de calor e dias de sol pede-se pele à mostra. os calções vêm marcar a Primavera e o Verão deste ano. As opções são mais que muitas: mais curtos ou mais compridinhos - dentro do possível no que confere a calções! - num tom mais desportivo ou num urban-chic, é outra tendência que há para todos os gostos.



1 comentário: