PONTAPÉS E BEIJINHOS


Originária dos tempos idos dos faraós egípcios e hoje objecto de lazer para o comum dos mortais e de autêntica veneração em determinados desportos, a bola está presente no nosso quotidiano. Esférica ou oblonga, oca e repleta de ar ou mais ou menos sólida, de dimensão igualmente variável, indo de um minimalista berlinde até às ‘granjolas’ das aulas de pilates, há uma que, decididamente, é a preferida no nosso planeta (também ele com esse formato): a bola de futebol, ainda mais em ano de Copa do Mundo, onde será alvo dos mais diversos mimos dos jogadores em campo.


Não podendo recorrer-se do expediente inerente à imagem desse campeonato – os direitos exclusivos pertencem à Hyundai (ver o texto “TESOUROS INVEJADOS”), a Peugeot deu a volta ao texto e pegou, ela própria, numa bola chutando-a pelo mundo, no âmbito do evento “Kick It to Brazil”. 

Bem… não será tanto a marca francesa a fazê-lo, mas sim todos aqueles que se atravessem no caminho da bola, ao longo de uma viagem de 100 dias por mais de 30 países dos cinco continentes, cobrindo milhares de quilómetros. Tendo saído de Paris a 6 de Março, a ‘branquinha’ “Kick It to Brazil” passou por Portugal cinco dias depois, sendo ‘mimada’ por muitos lisboetas que se juntaram a tão nobre causa, demonstrando as suas habilidades com o ‘esférico’ ou, muito simplesmente… dando beijos à bola especial do programa!

Fotos: Peugeot


Pois… afinal há outra para esse efeito, ou será que estavam à espera que fosse a mesma que, por cá, andou em bolandas – chutada, cabeceada ou arremessada – desde o Mosteiro dos Jerónimos até ao Bairro Alto, passando por Belém e o Terreiro do Paço? 

Beijos que, a juntar aos muitos que já se deram desde que a bola saiu da capital francesa e aos milhentos que se irão dar até que chegue à Amazónia do Brasil (a 12 de Junho), se irão traduzir em igual número de árvores plantadas naquele que é um dos maiores pulmões terrestres. É, por isso, uma acção de imagem, mas fortemente associada ao desenvolvimento da política de responsabilidade social e ambiental da marca francesa no Brasil, inerente ao projecto “Poços de Carbono Peugeot-ONF”.



Pulando e rolando por desertos, montanhas, oceanos e florestas, no interior das mais diversas viaturas, nas costas de um elefante ou a bordo de uma canoa, a “Kick It to Brazil” está a conviver com diferentes populações, uma passando de pé em pé, a outra coleccionando beijos. Uma viagem única que pode ser seguida neste ‘site’ dedicado Kick-it-to-Brazil, no Facebook ou no Instagram, plataformas onde os internautas poderão partilhar as suas experiências. Ah sim, o cada vez mais familiar ‘hashtag’ também é válido, sendo este, e naturalmente, #KickItToBrazil.

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro



Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: