WHITE CAVE HOUSE - Subtrair Matéria


White Cave House é um maciço consecutivamente subtraído, originando uma série de espaços vazios interligados. A conexão entre vazios é o tema central deste projecto. 

Construído em Kanazawa no Japão, a casa assume a cor branca com muitos espaços externos, como uma abordagem à prova de neve, uma garagem coberta para vários carros, um terraço virado para o céu, e um pátio. 

São projectados quartos internos para tirarem o maior partido do interior branco. Ao mesmo tempo, este conceito também é a solução prática para realizar uma casa com pátio na cidade de Kanazawa, conhecida pela neve no Japão.

Para conectar os espaços exteriores uns aos outros como um gesto único, e que para cada parte escavada pudesse servir múltiplos propósitos, propôs-se uma subtracção recta quem embora não fosse fechada, impedisse que as pessoas do exterior tivessem contacto com o outro lado. Deste modo, a escavação da matéria no interior permite a entrada de luz do sol em cada parte ao mesmo tempo proteger a privacidade do pátio, do terraço, e dos quartos internos. Esta escavação também serve como uma rota para remover a neve dos espaços externos no inverno. 

A ideia deste projecto passa por evocar a Caverna, é no terraço coberto pelo branco impermeável que existe uma fina camada de água. O reflexo da água para a casa porque a água é inseparável das cavernas brancas, e foi aí que o arquitecto baseou todo o principio de concepção do projecto.

Arquitecto responsável: Takuro Yamamoto









Sem comentários: