Concept Fashion Design


Lisboa vai ter uma nova plataforma que visa dar corpo e espaço a projetos emergentes e conceituados nas áreas da moda, design, joalharia, exposição e vídeo. Durante o fim de semana de 30 e 31 de Maio, entre as 14.00 e as 23.00, no Mouraria Creative Hub.


A Concept Fashion Design é uma plataforma onde os projetos se expõem respeitando o seu conceito estético. “Existe muito talento em Portugal e é importante dar-lhes visibilidade, indo ao encontro do conceito base de cada proposta criativa. Queremos que os intervenientes, marcas de autor, artistas plásticos, entre outros participantes, encontrem nesta plataforma o espaço certo para se expressarem”, explica Catarina Vasques Rito, diretora geral da Concept Fashion Design que em conjunto com Elisa d’Almeida e Nuno Carapinha, formam o núcleo criativo deste projeto. 


Realizar a primeira edição em Lisboa era uma das prioridades e neste seguimento o contacto com a Câmara Municipal de Lisboa, que prontamente se mostrou interessada em apoiar, possibilitou a estreia desta plataforma num dos bairros mais carismáticos de Lisboa, a Mouraria, em particular na recente incubadora da Capital, o Mouraria Creative Hub, que “pretende apoiar projetos/negócios nas diversas áreas das Indústrias Culturais e Criativas, as quais têm uma importância cada vez maior ao nível do desenvolvimento económico, social e cultural” explica João Meneses, diretor executivo do Mouraria Creative Hub da Direção Municipal de economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa.

Instalações, performances, desfiles e exposições são algumas das formas de expressão que os participantes vão utilizar para se mostrarem pela primeira vez ou mais uma vez ao público em geral e aos apreciadores de uma estética alternativa e contemporânea em particular. “Queremos que a Concept Fashion Design seja acima de tudo um ponto de encontro entre linguagens distintas que têm em comum o experimentalismo e a diferença, sabendo que a qualidade quer criativa quer construtiva é fulcral para uma promoção eficaz”, diz Catarina Rito. Entre os nomes confirmados estão João Rôlo, Nuno Gama, Ricardo Preto, Storytailors, Lidija Kolovrat, Alexandra Moura, Nelson Lisboa, Kilumba e Carlos Santos.


Sem comentários: