Presentes no Dia do Pai


Celebra-se hoje o Dia do Pai! De entre os vários dias comemorativos que se vão celebrando ao longo do ano, este é um dos mais importantes para as crianças. 

Com efeito, o pai é também uma fonte fundamental de segurança e de estabilidade emocional, motivos pelos quais deve ser sempre uma figura efetiva e/ou simbolicamente presente. A figura paterna é um dos pilares mais importantes para um crescimento psico-afetivo harmonioso e estruturante, pois é um referencial que, em criança, potencia diversas identificações, que mais tarde, ou seja, ao longo da sua vida, cunhará as mais diversas escolhas e, até mesmo, comportamentos que esse futuro adulto irá fazer/evidenciar.

A representação psíquica mais precoce do pai é construída com base na imagem que a mãe tem do mesmo e na forma como ela a transmite à criança. Se ela o desvaloriza ou o excluí poderá vir, assim, a colocar em risco o equilíbrio psicológico do filho.

Deste modo, mesmo em famílias em que por diversos motivos (ex. divórcio, emigração, morte) o pai não esteja fisicamente (sempre) presente, é fundamental que ele possa, com essa ‘ajuda’ da mãe, fazer parte do mundo interno da criança de forma a que esta possa construir uma imagem da figura paterna no seu imaginário.

Figuras paternas presentes (que cuidam, dão colo/afeto, educação/regras) são os presentes (prendas) mais preciosos das crianças e por isso é tão importante para elas presenteá-las também neste dia! Aproveite, então, mais um Dia do Pai para ‘semear’ vivências, recordações e/ou imagens positivas e privilegiadas no mundo interno do seu filho. Permita-se construir-lhes um equilíbrio psicológico salutar. Esse é e deve ser o melhor presente no Dia do Pai.


Sem comentários: