Heróis Pelos Ares


Tem viajado de avião, encontrando nos aeroportos as mais ‘estranhas’ aeronaves? Ou então, se não, já olhou para os céus e viu um Pokemon, a Minnie ou mesmo um Hobbit a voar? Eheheheheheh! Juro que não bebi nada antes de começar a escrever este texto. Vá… continue a ler mais um bocadinho!





É que se até há bem pouco tempo quase todas as companhias aéreas ostentavam orgulhosamente as cores do seu país, o seu passado mais recente e alguma necessidade de equilibrar as finanças fizeram-nas alargar horizontes, alugando espaços nas fuselagens aos mais diversos anunciantes. É que, quando em terra, as aeronaves passeiam-se, quais modelos na passerelle, pelas pistas dos aeroportos, frente a milhares pares de olhos, numa enorme audiência de potenciais compradores desse produto ou serviço. 

Há de tudo mas hoje falo da enorme aposta num tema com que todos nós nos identificámos na nossa juventude ou como educadores: a Banda Desenhada e os grandes êxitos de bilheteira. Percebe-se, agora, o meu devaneio inicial? Então ‘bora lá! Chame os seus filhos e leiam o resto em conjunto, ou vejam simplesmente os ‘bonecos’! 

Um dos mais recentes exemplos voadores é o “Rackham”, o submarino do álbum “Tintin e o Tesouro de Rackham, o Terrível” da saga “As Aventuras de Tintin”. Agora dotado de asas e operado pela Brussels Airlines, este Airbus A320 de vez em quando até faz uma visita a terras lusas. O seu exterior ostenta as cores desta obra de Hergé, tema que se prolonga para o seu interior, onde se disponibiliza aos passageiros – aos novos para conhecerem e aos menos novos para recordarem – esse álbum, em várias línguas.



Já do oriente voará, a partir de Dezembro, o popular robot R2-D2, da saga “Guerra das Estrelas”, personagem escolhida pela japonesa All Nippon Airways para colorir um dos seus novos Boeing 787. A entrada ao serviço está agendada para a altura do lançamento de “O Despertar da Força”, o 7º filme da saga da LucasFilms e da Disney. O interior ainda está por desvendar, mas também aqui é esperado que o tema se prolongue!


Também da Disney anda pelos ares do Canadá o seu personagem mais carismatico, o Rato Mickey, fazendo magia num Boeing 737 denominado “Magic Plane” da WestJet, entre outras apostas de um dos maiores estúdios de filmes de animação e aventura.




Mas há muito mais a voar acima das nuvens, como personagens dos Simpsons, Hello Kitty, Angry Birds, Pokemons, ou o saudoso Pica-Pau. Na longínqua Nova Zelândia lutam por um espaço nos céus do planeta, ou junto das mangas de desembarque dos maiores aeroportos do mundo, aviões com as cores do “Hobbit” de “O Senhor dos Anéis”, entre muitos outros.

Fotos: Brussels Airlines, All Nippon Airways, WestJet, Disney, Alaska Airlines, Western Pacific, Universal Studios Japan, Air New Zealand (oficiais)


Partilhem estes exemplos com os vossos filhos e pode ser que, em alguma das viagens programadas para estas férias se cruzem com um destes aparelhos de cores garridas, que arrancam sorrisos até àqueles adultos que cresceram depressa demais! 

Ou que até consigam mesmo uma viagem neste renovado mundo. Se for caso disso, boas viagens e boas aventuras! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: