Pedalar Com e Sem Copo na Mão


Porque as férias são a altura ideal para se fazer aquelas coisas que, em tempos normais, vamos adiando, ou porque (pensamos que) não temos tempo, ou apenas porque estamos preocupados com esta ou aquela situação lá de casa ou com os inúmeros problemas que estupidamente se trazem do escritório quando se sai a porta, este Trendy Wheels é mesmo para si!



Esqueça tudo isso e peça um desejo… sobre duas rodas. É este o conselho da Bike a Wish, empresa que presta serviços de aluguer (ou venda) de bicicletas em Lisboa e em Vilamoura, proporcionando experiências únicas em tempo de férias! À semelhança de tantos outros conceitos baseados neste tipo de veículo, há aqui um conteúdo ambiental, em pequenos passeios em ambiente descontraído, divertido e com estilo, ao mesmo que se promove a partilha, se contribui para a saúde e bem-estar de cada um, enquanto se conhecem algumas das riquezas das zonas atravessadas. Ou seja, só vantagens!


Propõem-se variadas modalidades de aluguer individual das montadas, com preços bastante acessíveis, dos 4 aos 50 euros, dependendo do tipo de veículo e da idade do ciclista. Há bicicletas tradicionais e eléctricas, tandens para românticos passeios a dois, duas rodas para trajectos na montanha ou veículos de quatro lugares, estes últimos num exclusivo da base algarvia. Um catálogo que contempla tours que resultam em experiências únicas, entre roteiros e programas pensados para criar momentos especiais, associando travessias do Tejo, passeios a cavalo, viagens de comboio ou mesmo incluindo um piquenique! Clique no link acima para saber mais.


E que tal dar ao pedal enquanto se bebe umas jolas fresquinhas? Isso também é possível, se bem que vá contra aquela máxima absoluta do “se beber não conduza”! Nada que a Bike Bar Tours (em Lisboa e, mais recentemente, em Cascais) não tenha dado a volta, apresentando um novo conceito de bar associado a um também novo conceito de bicicleta. Juntou-se-lhe, entretanto, a PartyBike no Porto e, desde Junho último, a Bicicool no Funchal. 

Coube à primeira lançar o projecto inovador na capital, servindo para mostrar aos visitantes – entre locais, turistas ou grupos de amigos que pretendem fazer um programa diferente – o que as urbes têm de melhor, entre uma cerveja e um pratinho de aperitivos, desfrutando-se da paisagem ou do que rodeia estes ciclistas de ocasião. Os percursos aproximam-nos, entre um brinde e uma partilha de histórias, pedalando estes transportes colectivos e ambientais por zonas ribeirinhas e/ou históricas, com a ajuda de um condutor responsável que orienta o grupo. Já o barman de serviço controla o líquido, não vá algum dos convivas ‘descarrilar’.


Há, em todas elas, programas ‘à la carte’ (em percursos e bebidas/comidas), dependendo dos conteúdos, com reflexos naturais no preço dos bilhetes, que inclui as bebidas, com e sem álcool, variando em função do tempo e distância do trajecto ou mesmo de se se compra um ou dois lugares individuais ou se aluga o veículo na totalidade, num pacote de grupo. Neste capítulo, a primeira propõe passeios nocturnos, de fado ou cocktails, enquanto a segunda disponibiliza – a pedido – uma banda sonora para o passeio, permitindo aos clientes levarem a sua própria música, numa qualquer pen USB! Acabada de chegar, a Bicicool está a desenvolver o seu pacote de ofertas (e o portal, ainda em construção). 

Bem mais elaborado e exclusivo é o catálogo da Bike Tours Portugal, numa oferta centrada no conceito “Luxury On Two Wheels”. Em termos geográficos alarga-se de Sintra a Lisboa, prolongando-se depois pelo Alentejo e Algarve, surgindo como resultado de 10 anos de experiência na organização de eventos de luxo, actividades ao ar livre e viagens de bicicleta, tudo combinado com muito requinte.

Fotos: Bike a Wish, Bike Bar Tours, Party Bike, Bicicool e Bike Tours Portugal

A empresa conta com um veículo com capacidade para oito passageiros e bagagens, equipado com um mini-bar, ar condicionado duplo, tomadas equipamentos electrónicos, disponibilizando um hotspot wifi, para partilha imediata de fotos e posts nas diversas plataformas e redes sociais. Um reboque transporta outras tantas bicicletas e integra uma cozinha totalmente equipada com geladeira, fogão e bancada, numa oferta que resulta em experiências inesquecíveis, com acesso a acomodações exclusivas e de luxo, cozinha gourmet, combinando tradição com inovação através de lugares interessantes, tudo isto num serviço altamente personalizado. 

É tudo uma questão de gosto pessoal… e carteira! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 



Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: