EM PROL DOS RECÉM-NASCIDOS


Esta semana chamo a sua atenção para um tema que já foi explorado aqui no Trendy Wheels mas para o qual nunca são suficientes as sucessivas chamadas de atenção. Falo da Segurança Infantil e, desta feita, muito em particular para o “Projecto Alta Segura – Transporte do Recém-Nascido no Automóvel” da responsabilidade da APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil.


Criado em 2011, foi implementado nos três hospitais do Algarve dotados de maternidade – Hospital de Portimão, Hospital Particular do Algarve (Gambelas) e Hospital Central de Faro – e tem como objectivo a promoção de um transporte seguro a todos os recém-nascidos da região, logo que saem da maternidade. Trata-se de um serviço de apoio e aconselhamento às grávidas e famílias dos petizes em termos de transporte no interior dos automóveis englobando informações sobre os sistemas de retenção mais adequados para o transporte da grávida e do recém-nascido – cinto de segurança e “cadeirinha” – como a sua correcta instalação, integrando actividades práticas de instalação e verificações de segurança. 

Passaram, por isso, três anos sobre a sua implementação, havendo um natural desgaste dos materiais de apoio ao seu desenvolvimento e consequente necessidade de substituição e/ou actualização, sendo que a APSI lançou uma campanha de angariação de fundos para manter a sua viabilidade, almejando, um dia, poder alargá-lo a outras unidades semelhantes do país.



Como acabou de ouvir neste vídeo, diariamente há 12 crianças (até aos 17 anos) envolvidas num acidente de viação no nosso país, sendo que em mais de metade elas são passageiras dos veículos. A utilização de um sistema de retenção para crianças (vulgo “cadeirinhas”) adequado e bem instalado reduz a morte ou ferimentos graves em 90 a 95% dos acidentes (com a cadeira virada para trás) e de 60% a 75% (com a cadeira virada para o sentido do trânsito). Mas há ainda tantos erros – uns mais ingénuos, outros mais crassos – aquando da escolha e, principalmente, na montagem dessas cadeirinhas! De acordo com a APSI, essa percentagem atinge os 54,12% das cadeirinhas em que viajam as nossas crianças!

O “Projecto Alta Segura” é, assim, por demais importante, já que estamos a falar de crianças e uma redução daqueles números irá contribuir para uma melhoria da sua qualidade de vida, permitindo-lhes crescer e brincar livre e saudavelmente, sem se verem condicionadas por um acidente tantas vezes evitável.

Caso queira/possa contribuir para esta causa, o seu apoio pode ser feito através do espaço BES Crowdfunding, seguindo as instruções que ali são dadas.

Acrescente-se que a APSI é uma associação privada sem fins lucrativos, com o estatuto de utilidade pública, que tem como objectivo promover a união e o desenvolvimento de esforços para a redução do número e da gravidade dos acidentes e das suas consequências nas crianças e jovens em Portugal. É sua missão promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e jovens e assegurar o desenvolvimento de um ambiente promotor de saúde que lhes permita crescer em segurança e desenvolver-se plenamente a nível físico, psico-motor e sócio-cognitivo.

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: