Livros sobre Rodas


Caros leitores e leitoras, como hoje, dia 23 de Abril é o Dia Mundial do Livro, o Trendy Pages sai à rua e vai andar sobre rodas…indo ao encontro da rúbrica do estimado colega José Pinheiro, Trendy Wheels. Como? Façamos a seguinte questão, em que medida é que os livros estão relacionados com os veículos motorizados? Bom, certamente conhecem o ditado “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé” e se neste ditado substituirmos a palavra “Maomé” por “População” e “montanha” por “livros” eis que surge o conceito da rúbrica de hoje. 

Venho falar-vos dos livros sobre rodas! O que são? Bibliotecas itinerantes, bibiomóveis ou simplesmente uma pessoa como eu ou o leitor(a) que adapta o seu veículo e decide “munir” o carro/mota/caravana de livros. A ideia é simples, promover a leitura e o gosto pelos livros fazendo chegar a todos os cantinhos a cultura em papel através de veículos motorizados (ou não), substituindo todo o interior destes por estantes com livros. Um pouco por todos os países, incluindo o nosso, podemos ver cada vez mais pessoas a aderir a estas iniciativas e a criarem elas próprias, com os seus veículos pessoais, estas bibliotecas itinerantes. 

Por cá, quase todos os municípios dispõem de Bibliomóvel, que, normalmente, efectuam vários percursos, sobretudo junto de escolas, ATL’S, Jardins de Infância, Largos e populações fora da área das bibliotecas fixas. Lá fora, já vemos um pouco de tudo (a necessidade faz o engenho), seja em carros, mota, burro, camelo, bicicleta…haja boa vontade, espirito inovador, ambição e tudo é possível! Assim sendo, deixo-vos algumas fotos destas engenhocas…Boas leituras!

Primeira Bilioteca itinerante na India 1931


Antonio La Cava Ilbibliomotorcarro -  Italia

Argentina

Biblioburro - Colombia

Bibliomóvel - Proença - a - Nova

Bicicloteca - Brasil

Bicicloteca - Estados Unidos da América

Kordestão - Irão, 1970

Livraria Camelo - Kenya

México

Mr Doi.  Japão

India


My7sports - Loja online de desporto e moda

3 comentários:

José Pinheiro (Trendy Wheels) disse...

Olá Cheila.
Obrigado pela 'ajuda' e pelo conteúdo, em prol de um Trendy Mind mais cultural e sempre sobre rodas!
JP

Anónimo disse...

Cara Cheila, é sempre um enorme prazer e muito refrescante ler as suas palavras. Mantenha-se por perto e escreva muitas como esta.

António Osório

Nuno Marçal disse...

Obrigado por ter escolhido a Bibliomóvel de Proença-a-Nova!