Ciclo de Cinema Blaxploitation na Cinemateca Portuguesa


O AFRICA.CONT/CML e o Festival de Cinema Queer Lisboa levam até à Cinemateca Portuguesa, à Galeria Zé dos Bois, ao c.e.m. – centro em movimento e ao Fontória Blues Caffe o ciclo "Are you for real?" Uma viagem Afrofuturista do Blaxploitation às Utopias Queer Visuais e Sonoras, com a apresentação de filmes, instalações, performances, workshops de voguing, de um livro e a presença de convidados internacionais.



Este ciclo, que se vai realizar de 4 a 11 de Julho, pretende olhar, sob uma perspectiva queer, para o movimento cinematográfico blaxploitation e para a estética e filosofia afrofuturista, explorando questões ligadas à raça, género e sexualidade. 

Na noite de abertura (4 de Julho) será exibido o filme ‘Space is the Place’ (1974), de John Coney, que conta com o argumento e banda sonora do músico Sun Ra (1914-1993), um dos grandes nomes deste movimento. Sobre o mesmo músico será ainda exibido o documentário produzido pela BBC, ‘Sun Ra: Brother from Another Planet’ (2005), de Don Letts, ‘ A Joyful Noise’ (1980), da autoria de Robert Mugge, e ‘The Last Angel of History’ (1996), de John Akomfrah.

Destaque também para o cineasta britânico Isaac Julien, que vai ter neste ciclo cinco filmes da sua autoria: ‘Territories’ (1985), ‘Young Soul Rebels’ (1991), ‘The Attendant’ (1993), ‘Darker Side of Black’ (1994) e ‘BaadAsssss Cinema’ (2002).

Na noite de encerramento (11 de Julho) será exibido o documentário ‘Paris is Burning’ (1990), de Jennie Livingston, que examina os meios pelos quais uma comunidade de gays e transgéneros “negros” e “latinos” nova-iorquinos encontram e constroem sustento, criatividade e famílias.

O ciclo chegará ao fim, no dia 11 de julho, com uma festa no clube Fontória Blues Caffee, local que irá também proporcionar workshops de voguing, com entrada livre.

A programação completa e horários pode ser consultada aqui.

Sem comentários: