Dia dos Namorados: Sugestões Literárias


Caríssimos leitores, como sei que, no que toca ao amor, todas as ideias são poucas e todas as sugestões parecem não servir para a nossa cara metade, eis que vos trago mais algumas propostas para vos dificultar a escolha...presentes para elas e para eles. E, entrando em modo "All you need is Love", partilho convosco um doodle dedicado ao Dia dos Namorados que a Google criou em 2012. Quem acedesse ao motor de busca Google a 14 de fevereiro de 2012 era agradavelmente surpreendido com este vídeo. Acima de qualquer presente, não se esqueçam de dizer às pessoas que vos rodeiam (pai, mãe, irmãos, avós, namorados, maridos, filhos, cãozinho, etc.) que os amam e de lhes dar um mega abraço! Esse sim é o melhor presente que podemos oferecer, não só no dia dos namorados, mas todos os dias! Boas Leituras e muito looooove! =)

Para Elas: 

Kama Sutra de Natascha Meier 

Amplie o seu reportório de práticas sexuais com as posturas mais estimulantes do Kamasutra. Com este livro, não só conseguirá tornar a sua vida amorosa sempre excitante, como também descobrirá muitas coisas sobre a sua sexualidade e a relação com o seu parceiro/a. Inclui ainda truques e conselhos, para além de informação detalhada sobre cada postura e o que é mais estimulante em cada uma. 









O Ano em que não ia haver Verão de Rute Silva Correia 

Gizela Espinosa é uma herdeira deslumbrante que acumula dinheiro e poder de sedução. Santiago é um artista interesseiro e dominador. Em Lisboa, toda a gente conhece os dois amantes. Quando o guitarrista Jonas Vasconcelos morre misteriosamente, um terrível segredo de família ameaça revelar-se e só a indiscreta Rosalina poderá, ou não, evitar um desfecho escandaloso.
Num diálogo de desencontros, as personagens deste romance urbano, decorrido na Lisboa dos dias de hoje, entram e saem das camas uns dos outros, do divã do psicólogo Raúl Veracruz e também de um obscuro clube secreto na Praça de Londres, onde máscaras e mentiras são os acessórios mais excitantes. 






Vida Roubada de Adam Johnson 

Jun Do é o filho atormentado de uma cantora misteriosa e de um pai dominante que gere um orfanato. É nesse orfanato que tem as suas primeiras experiências de poder, escolhendo os órfãos que comem primeiro e os que são enviados para trabalhos forçados. Reconhecido pela sua lealdade, Jun Do inicia a ascensão na hierarquia do Estado e envereda por uma estrada da qual não terá retorno. 
Considerando-se "um cidadão humilde da maior nação do mundo", Jun Do torna-se raptor profissional e terá de resistir à violência arbitrária dos seus líderes para poder sobreviver. Mas é então que, levado ao limite, ousa assumir o papel do maior rival do Querido Líder Kim Jon Il, numa tentativa de salvar a mulher que ama, a lendária atriz Sun Moon.

Em parte thriller, em parte história de amor, Vida Roubada é um retrato cruel de uma Coreia do Norte dominada pela fome, corrupção e violência. Mas onde, estranhamente, também encontramos beleza e amor. 

Vamos Lá Então Perceber as Mulheres. Mas Só Um Bocadinho de Marta Gualtier 

Acha que as mulheres são todas iguais? Então, precisa de comprar este livro.
Se é homem, vai, finalmente, poder perceber como são as mulheres (mas só um bocadinho…). Se é mulher, talvez conclua, com sensação de triunfo, que as mulheres são todas únicas (mas muito parecidas umas com as outras).
Mais um livro imperdível, fresco, atrevido e arrepiantemente esclarecedor da psicóloga Marta Gautier, autora de bestsellers como Não há famílias perfeitas e Gosto de ti assim. 








CoraSons 

CoraSons é uma experiência artística que surgiu nas redes sociais e que, inicialmente, se materializou numa exposição de fotografias de Isabel Leal e num recital, com a participação de vários músicos, na Casa das Crechas de Santiago de Compostela. A este encontro sucedeu-se um concerto celebrado na Ilha de Arousa, ao qual se juntaram mais de 40 intérpretes, e que se veio a plasmar num documentário gravado por Paco Abelleira. Agora, com a KALANDRAKA, o projeto coordenado por Uxía Senlle transformou-se num livro-cd-dvd com 19 temas e num filme de hora e meia. Cada imagem conta uma história tornada canção. A natureza, a vida quotidiana, a arquitetura, as sombras, a geometria ou a imaginação são os cenários que se recriam, partindo da forma e da simbologia do coração. Longe de se centrar numa perspetiva romântica, CoraSons incide na afetividade, nos sentimentos, nas emoções, na amizade, e reivindica a necessidade de pulsarmos unidos. Músicas quentes para tempos frios, coração-couraça para tempos incertos. 

Cretino Irresistível de Christina Lauren 

Chloe Mills é empenhada e brilhante. A única coisa no seu caminho? O seu chefe, Bennett Ryan. Ele é exigente, desagradável, insensível — e muito sexy. Um Cretino Irresistível. Bennett voltou de França para Chicago para assumir um cargo vital na importante empresa de comunicação da sua família. Não esperava que aquela estagiária que o ajudava além-fronteiras fosse a deslumbrante, inocentemente provocante — e completamente irritante — criatura que agora é obrigado a ver todos os dias.
O que começa por ser uma simples relação de atração e ódio, tornase algo muito mais intenso, e Bennett e Chloe vão ter de decidir até onde estão dispostos a ir para poderem estar juntos. 





A Parisiense de Ines De La Fressange 

A célebre modelo Inès de la Fressange partilha com a leitora o segredo tão bem guardado das parisienses: um glamour descontraído. O ícone do chique francês dá-nos as suas dicas para viver com estilo e encanto. Fala especificamente dos códigos de moda para se vestir como uma parisiense, incluindo como usar básicos acessíveis com toques de alta costura, acessórios e maquilhagem. Não se esquece de oferecer dicas para todas as ocasiões. O seu guia de "coisas a fazer" e "coisas proibidas" é acompanhado por fotografias e ilustrações da própria autora. Todo o design do livro é juvenil, original, atual e sofisticado. Inès ensina ainda a levar o chique parisiense para o interior de casa, na decoração das divisões, no acolhimento de amigos, e até para o escritório. 




Para Eles: 

Cozinha Fácil Para Homens Que Não Sabem Estrelar um Ovo - ou mulheres emancipadas de João Viegas 

Aqui não vai encontrar nenhum manual de Cozinha Portuguesa, Alentejana ou mesmo Açoriana. Dificilmente, também, irá dar de caras com aquele Cabrito à Padeiro ou o Pargo Assado no forno que era a especialidade da sua mãe, que, de acordo com a sua opinião, cozinha como nenhuma outra mulher à face da Terra. Em contrapartida, terá dezenas de receitas divertidas, modernas, saborosas, fáceis e com raízes e influências de muitas latitudes. Não garanto que a Carne de Vaca com Espargos e Molho de Ostras seja exactamente igual à que o último imperador comia com pauzinhos, mas uma coisa é certa... depois de saborear, e de repetir esta iguaria, vai sentir-se como um verdadeiro... imperador. Mais do que o purismo, privilegiei o sabor, o visual e a simplicidade. Que me perdoem os «fundamentalistas», mas com este livro não se pretende ganhar estrelas Michelin. O objectivo é transmitir o prazer que cozinhar nos pode dar (e aos amigos que convidarmos) e mostrar que a cozinha, mesmo a original, criativa, internacional e cosmopolita, não é nenhum «bicho de sete cabeças», e está ao alcance de todos nós. 

O Pequeno Livro Negro do Poker - Tudo o que sempre quis saber mas não sabia a quem perguntar de Sérgio Lopes 

Desde que surgiu em Portugal, o jogo de Poker transformou-se num verdadeiro fenómeno de expansão e crescimento exponencial, assumindo-se como produto de televisão, jogo online e fonte de receitas para muitos casinos virtuais, onde centenas de milhares de jogadores jogam todos os dias, horas a fio.
No fundo, o crescimento e enorme popularidade do Poker em Portugal apenas acompanha aquilo que tem vindo a suceder em todo o Mundo, ou seja, a consolidação do Poker como fenómeno de massas. Contudo, sendo um jogo de estratégia (e não de sorte, como muitos pensam erradamente), é fundamental que os seus jogadores tenham o maior volume de informação possível ao seu dispor, até para poderem tomar as suas decisões da melhor forma e, assim, poderem evoluir no seu jogo. E é isso que este livro nos propõe! "O Pequeno Livro Negro do Poker" é uma obra que pretende ir ao encontro das necessidades de todos os jogadores de Poker, desde os principiantes aos mais evoluídos, dos amadores aos profissionais. E como é que esse objectivo é alcançado? Compilando num só livro uma quantidade esmagadora de informação importante que, no fundo, é o sumo da cultura de Poker que qualquer jogador tem que ter para melhor compreender o mundo deste jogo. Como o próprio subtítulo diz, este livro contém "tudo aquilo que você queria saber, mas não sabia a quem perguntar"!
Escrito pelo jornalista Sérgio Lopes, autor do primeiro livro de Poker em Portugal (9ª edição), jogador de Poker, editor da primeira e única revista de Poker em Portugal e coordenador de conteúdos editoriais dos sites PokerPt.com e PokerStars.pt, este pequeno grande livro tem tudo para se transformar numa verdadeira bíblia do Poker em Portugal. 

Atlas do Corpo e Da Imaginação de Gonçalo M. Tavares 

Atlas do Corpo e da Imaginação é um livro de Gonçalo M. Tavares que atravessa a literatura, o pensamento e as artes, passando pela imagem e por temas como os da identidade, tecnologia; morte e ligações amorosas; cidade, racionalidade e loucura, alimentação e desejo, etc. Centenas de fragmentos que definem um itinerário no meio da confusão do mundo, discurso acompanhado por imagens de "Os Espacialistas", colectivo de artistas plásticos. É um livro para ler e para ser visto e é também, de certa maneira, uma narrativa - com imagens que cruzam, com o texto, os temas centrais da modernidade.

Neste Atlas do Corpo e da Imaginação, Gonçalo M. Tavares revisita ainda a obra de alguns dos mais importantes pensadores contemporâneos, partindo de Bachelard e Wittgenstein, passando depois por Foucault, Hannah Arendt, Roland Barthes, mas também por escritores como Vergílio Ferreira, Llansol ou Lispector, entre muitos outros. Arquitectura, arte, pensamento, dança, teatro, cinema e literatura são disciplinas que atravessam, de forma directa e oblíqua, o livro.

Com o seu espírito claro e lúcido, Gonçalo M. Tavares conduz-nos com precisão e entusiasmo através do labirinto que é o mundo em que vivemos. 

As Vitórias Impossíveis na História de Portugal de Alexandre Borges 

Todos temos presente que Portugal tem uma História de grandes feitos, desproporcional à dimensão do país. Todos nos orgulhamos do sucesso que muitos Portugueses alcançam hoje pelo mundo. Mas talvez pensemos que essa grande História colectiva terminou num passado cada vez mais distante. E olhemos essas vitórias do presente como proezas individuais, que constituem a excepção à regra de um papel secundário a que o país se tem de conformar pelas condições geográficas e económicas de que dispõe. A verdade, porém, é que, ao longo de 900 anos de vida, Portugal nunca deixou de vencer. E alcançou as vitórias mais impressionantes precisamente quando as condições lhe eram mais adversas.
Estas são dez histórias extraordinárias de Portugal. Dez grandes vitórias alcançadas em inferioridade numérica, militar, desportiva ou económica. Dez episódios protagonizados por Portugueses de diferentes tempos, em diferentes lugares, movidos por diferentes razões, com o mesmo resultado: o triunfo. Contra todas as apostas. 


Um Homem com Estilo Vale por Dois de Cláudio Ramos 

Em Homem com Estilo Vale por Dois, Cláudio Ramos dá conselhos práticos sobre o melhor caminho para encontrar um estilo próprio e surpreender em cada ocasião. 












Vidas Perdidas A Walk on The Wild Side de Nelson Algren 

Esta é a história de um ingénuo rapaz do campo que foge de Hicksville, no Texas, para procurar uma vida melhor em Nova Orleães. Como pano de fundo, um país devastado pelo desemprego e pela pobreza da Grande Depressão. São os anos em que «o número de desempregados ascendeu a oito milhões, duzentos mil operários siderúrgicos tiveram um corte de quinze por cento nos salários, e isso levou um cardeal a perceber que o colapso económico do país era efetivamente um maravilhoso golpe de sorte, pois aproximava milhares de pessoas da pobreza de Cristo; em que foi pedido que se deportassem os desempregados de origem estrangeira; uma multidão linchou um homem em Atwood, no Kansas; uma crise no fundo de desemprego estava iminente; o preço do algodão subiu ligeiramente, acompanhando o do trigo; e o governador Huey Long disse que tinha chegado a hora de redistribuir a riqueza. Al Capone estava a caminho de Atlanta, e o preço do algodão voltou a cair, acompanhando o do trigo, mas o Congresso decidiu que não havia qualquer justificação para redistribuir a riqueza.» 
Vidas Perdidas é uma obra-prima feita de bondade, raiva, graça e solidão, um livro que cativou o imaginário de todas as gerações desde que foi publicado, em 1956, e que evoca um mundo mais tarde imortalizado no clássico de Lou Reed, A Walk on the Wild Side. 

O Terceiro Chimpanzé - A Evolução e o Futuro do Animal Humano de Jared Diamond 

Partilhamos noventa e oito por cento do nosso ADN com os chimpanzés. No entanto, somos a espécie dominante no planeta - fundámos civilizações, desenvolvemos intricadas formas de comunicação, aprendemos a ser cientistas, construímos enormes cidades e criámos obras de arte maravilhosas - enquanto as duas espécies de chimpanzés, o comum e o pigmeu, continuam concentrados nas suas necessidades básicas. Porque é que esses dois por cento criaram uma divergência tão grande entre três espécies tão próximas? Nesta obra fascinante, o vencedor do Pulitzer Jared Diamond explica-nos como o animal humano, em tão pouco tempo, desenvolveu a capacidade de dominar o mundo… e os meios para o poder destruir. Um livro brilhante, que nos volta a colocar no lugar mais apropriado, longe do antropocentrismo em que costumamos viver. Porque nós somos apenas «O Terceiro Chimpanzé.

Sem comentários: