TESOUROS INVEJADOS


O futebol é um desporto de massas e, por essa razão, apresenta-se como uma oportunidade fantástica para as grandes marcas internacionais fazerem quase de tudo e investirem largos milhões de euros. Busca-se uma projecção exponencial junto dos igualmente milhões de espectadores que, ao vivo nos estádios ou num qualquer café, ‘shopping’ e esplanada, ou mesmo no conforto do sofá lá de casa, ficam pelo menos duas horas com os olhos grudados na redondinha e nos 22 jogadores que a disputam. De caminho, as marcas vêem os respectivos ‘logos’, estrategicamente colocados em redor dos campos ou nos equipamentos desportivos.
Fotos: FIFA World Cup e UEFA Champions League



Enquanto uns certos ‘marketeers’ imaginam as mais idiotas das campanhas para a promoção das selecções dos seus países, ‘atropelando’ os seus adversários e destruindo em segundos – maravilhas da ‘World Wide Web’ e das redes sociais – o que demorou décadas a edificar, outras, mais criativas, dão os passinhos certos para que o investimento feito agrade transversalmente à maior fatia de fãs deste desporto.

De entre os vários parceiros do mundo do futebol internacional contam-se dois do sector das quatro rodas a quem, podemos dizê-lo, lhes saiu a “Sorte Grande”. São eles a Hyundai e a Ford, respectivamente patrocinadoras do “FIFA World Cup” e da “UEFA Champions League”, situações que lhes garantem um retorno multimilionário, pagando-lhes exponencialmente os tais chorudos investimentos iniciais para entrarem no ‘mui’ restrito grupo dos patrocinadores das mais importantes iniciativas de futebol do planeta.

Fotos: Hyundai e FIFA World Cup

Associada à FIFA desde 1999, como patrocinadora oficial dos mais diversos campeonatos da modalidade, a coreana Hyundai está, naturalmente, em grande no “FIFA World Cup – Brasil 2014”, evento a para o qual a selecção das “quinas” se qualificou. Um filão riquíssimo em retorno, fruto das enchentes esperadas nos estádios canarinhos, com milhares de adeptos de todo o mundo. Os restantes seguidores irão colar-se às televisões e ecrãs gigantes que, para um total de 64 jogos a realizar entre 12 de Junho e 13 de Julho de 2014, se verão instalados em todo e qualquer cantinho do planeta, nomeadamente nos 32 países qualificados. Por cá, já se sabe, vai ser uma febre que até se esquece o ‘buracão’ onde continuamos metidos! 
Fotos: Ford e UEFA Champions League

Quanto à Ford, apesar da limitação geográfica que a “UEFA Champions League” aparenta, confinando-se a encontros disputados em solo europeu, a sua opção não desmerece em nada face à parceria rival, pois é tido como o maior campeonato de clubes do planeta, com honras de transmissão para todo o mundo através das mais variadas plataformas. Reforce-se que a Ford é o único dos originais patrocinadores deste campeonato de 32 equipas em disputa pelo singular troféu, mantendo-se fiel ao posto de parceiro fundador desde a sua criação em 1992.
As respectivas campanhas estão no ar e apresentam-se nos seguintes moldes:



Como demonstração do valor inerente a este autêntico fenómeno, veículo publicitário por excelência, ambas prolongaram recentemente os acordos, no caso da Ford e da UEFA até 2015 e no da Hyundai com a FIFA até 2022. As demais marcas do sector automóvel têm-lhes, por isso, uma inveja quase visceral neste capítulo, mas sem que façam – ou pelo menos que se saiba… – qualquer tipo de ‘voodoo’. É que aquelas duas recebem uma enoooooooooorme fatia de um ‘bolo’ com muitos zeros à direita, zeros que representam clientes e que, por sua vez, representam viaturas vendidas, as quais geram… lucros! E a palavra “lucros” é algo que os accionistas apreciam... e muito!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro



Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito principalmente o da Hyundai. Emotivo até.
(Mas também gostei de ver os "nossos meninos" no da Ford)
Hoje concordo contigo.
Ana

José Pinheiro - Trendy Wheels disse...

Olá outra vez fiel leitora
Os "nossos meninos" ficam sempre bem eheheheh.
E concordar comigo de vez em quando também te fica bem!
Obg
JP