Córtex 2015





Córtex 2015: Em Fevereiro as curtas-metragens regressam a Sintra.


De 12 e 15 de Fevereiro de 2015 o Centro Olga Cadaval, em Sintra, vai receber a 5ª edição do Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra.

Esta edição vai prestar homenagem a Lars von Trier e ao cinema dinamarquês. Dia 12 de fevereiro, no arranque desta edição, será possível conhecer dois filmes de Lars von Trier, realizados ainda enquanto aluno da Danish Film School: 'Nocturne' e 'Befrielsesbilleder / Image of a Relief'. Depois da sessão de abertura, haverá uma conversa em torno da obra do realizador, com Peter Schepelern, antigo professor de von Trier e provavelmente o maior teórico sobre o seu trabalho, já com vários livros e artigos publicados.

A Competição Internacional deste ano é composta por 12 curtas, enquanto que na Competição Nacional serão exibidas 16 curtas metragens, produzidas entre 2013 e 2014.

O Córtex 2015 vai contar, além das habituais secções de competição nacional e internacional, com uma nova secção competitiva a pensar no público infantil, intitulada Mini Córtex, que pretende misturar as componentes de entretenimento com acções pedagógicas em que é possível a educação através do cinema. Outra novidade desta edição do Festival é a secção Hemisfério, um espaço dedicado a uma instituição cinematográfica internacional, tendo sido escolhida para este ano a Danish Film School. Nesta vão ser exibidas 5 curtas metragens, realizadas pelos alunos desta escola, e conta com a presença de Elizabeth Rosen, coordenadora internacional da Danish Film School.

A programação deste ano estende-se também ao recentemente inaugurado MU.SA, Museu das Artes de Sintra, com um programa de atividades complementares, que incluem dois concertos. O músico dinamarquês Mikkel Solnado irá apresentar uma versão acústica do seu mais recente trabalho no dia 13 de Fevereiro, às 21h15. No dia 14 de Fevereiro, às 17h, haverá um concerto de música erudita com a violinista Lilia Donkova e o acordeonista Gonçalo Pescada, com projeção de imagens do realizador dinamarquês Carl Dreyer, um dos maiores vultos da história do cinema europeu.

O júri da 5ª edição do Córtex é composto pela Margarida Vila Nova, Filipe Vargas, Inês Medeiros, Pedro Filipe Marques e Manuel Mozos.

Pode consultar mais informações através do site oficial do Festival.

Sem comentários: