Graft


Dando um saltinho até ao Trendy-Design (fica tudo em família...), apresento-vos o projecto GRAFT:

De inspiração na Natureza, de com e para alimentos, esta linha prima pelas formas de alimentos usadas nos talheres e demais utensílios de cozinha!


Ao fim de quatro meses de desenvolvimento do projecto, desde tentativas de recriação da cor natural dos alimentos à textura dos mesmos (veja aqui alguns exemplos ), estes produtos são uma delícia para os nossos sentidos!


Um copo de "limão:


ou ainda uma taça a lembrar uma meloa:




A melhor parte?

Toda esta linha é produzida em Bioplástico (PLA), que é produzido a partir de recursos biológicos renováveis, completamente biodegradáveis!




Mais informações AQUI

Trendy-Kiss!
A*

ENTRE GRITOS E APITOS


Pois descansem as alminhas que não vos venho falar da actual vaga de apresentadoras de programas (ditos) de entretenimento que nas noites dos fins-de-semana (e também dos outros cinco dias da dita) nos entram sala dentro com as suas vozes esganiçadas, passando o tempo em modo ‘histérico’ como se, de repente, os espectadores portugueses tivessem ficado surdos, parecendo querer fazer-se ouvir mais alto do que a ‘vizinha’ do canal concorrente! Os “gritos e apitos” a que me refiro no título integram algumas das soluções de segurança da actual vaga de automóveis novos.

Passo a explicar: mais ou menos confortáveis ou rápidos, com mais ou menos espaço para a cabeça, ombros, pernas, joelhos, bagagem, etc, é indesmentível que os automóveis do presente têm interiores substancialmente ‘mais crescidos’, mesmo que por fora pareçam mais pequenos quando olhamos para eles. É também uma verdade que os construtores andam todos numa roda-viva à procura daquela tecnologia especial de motores, diferente das demais, que fará com que visitemos menos vezes os postos de abastecimento, anunciando médias de consumos já muito baixas (uns mais, outros menos), mesmo entre os grandes automóveis.


Mas um dos saltos mais significativos tem sido alcançado ao nível das tecnologias de segurança, muito para além dos travões melhorados, do número de airbags – as tais almofadas de que nos ‘acolhem’ aquando de um acidente – ou dos aços de maior tensão e reforço, que dispersam a energia dos impactos pela estrutura das viaturas, impedindo que sintamos na pele ou nos ossos toda a dureza dos, por vezes, inevitáveis acidentes, entre outras soluções que nos protegem, sem que as vejamos fisicamente a actuar. 

Os actuais automóveis tornaram-se, assim, verdadeiros amigos (nós é que, às vezes não o somos deles e, em última instância, nossos…), já que passando o tempo a alertar-nos para as mais diversas situações inerentes à nossa condução. Fazem-no através de avisos sonoros, irritantes apitos de intensidade variável, imagens em vídeo nos ecrãs de bordo ou – nos modelos mais equipados – projectadas no pára-brisas e em painéis virtuais, por vibrações no volante, nos bancos ou mesmo nos cintos de segurança! Longe vai, por isso, o tempo em que o célebre ‘pi-pi-pi’ apenas surgia, mais ou menos sonoro, quando deixávamos as luzes ligadas ou uma porta mal fechada, para mais tarde aparecer o aviso de que alguém dentro do dito automóvel se esquecera de colocar um ou mais cintos de seguranças (primeiro o do condutor, agora de todos os ocupantes em algumas viaturas). 

Não desfazendo nas dezenas de inúmeras propostas que têm sido lançadas ultimamente, com uma panóplia de ajudas ao condutor e funcionalidades de conforto para os demais ocupantes, há automóveis – porque os mesmos me são muito próximos em termos profissionais – que espelham o que acima refiro e abaixo descrevo: por ordem alfabética os novos monovolumes Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso e as novas berlinas Mazda3 e Mazda6.

Fotos: Oficiais e outras
Estas estruturas sobre rodas transformaram-se em autênticas orquestras de sons e luzes, de diferentes frequências e intensidades, alertando-nos para substancialmente mais situações: a aproximação das viaturas que circulam á nossa volta, a faixa que cruzámos involuntariamente, a distância ao veículo da frente que se encurtou em demasia, o pedal de travão que não carregámos quando devíamos ou a mudança acima ou abaixo que não ‘metemos’ porque vamos a pensar na morte da bezerra, a margem do espaço onde estamos a estacionar, a velocidade a que fazemos uma estrada onde devíamos ir a pelo menos metade, os máximos que nos esquecemos de cortar no cruzamento com uma viatura oposta cujo condutor ficou encandeado, entre outras inúmeras ajudas que facilitam a condução. Uffff!!! Veja alguns destes exemplos presentes nas mais recentes propostas da Mazda:




Muito interessante é também a solução que os mais recentes Citroën integram, com os próprios modelos a serem capazes de enviar mensagens de alerta aos serviços de assistência em viagem ou de emergência médica, respectivamente nos casos de incidentes mecânicos ou de acidentes de estrada, assumindo mesmo o comando do sistema caso ‘verifiquem’ que os ocupantes, por alguma razão inerente ao acidente, não os activam!



Mesmo assim, apesar de tudo o acima, de todas estas ajudas tecnológicas e desta imensidão de soluções mais ou menos avançadas, há uma peça nas viaturas que continua a fazer toda a diferença: o condutor! Por isso, quando estiver na estrada, conduza em segurança e tenha em atenção quem viaja consigo. Claro que alguns acidentes acontecem sem que tenhamos culpa, mas outros podiam ser evitados se tivéssemos a consciência mais presente nas rodas em que circulamos, independentemente do seu número. Elas dependem de nós condutores para chegarem ao destino do mesmo modo como saíram da origem: inteiras… tal como nós, aliás!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

MAQUILHAGEM RÁPIDA PARA O TRABALHO


Olá minhas amigas!!!

Quem sai de casa, pela manhã, bem cedo e com calma que ponha a mão no ar...

Pois, bem me pareceu que ninguém...

Cada vez temos mais tarefas para fazer e o dia não tem mais do que 24 horas... Resultado, deitamo-nos cada vez mais tarde e tentamos aproveitar todos os minutos para descansar mais um bocadinho e quando não podemos adiar mais a hora de despertar, temos de fazer tudo a correr. Eu por mim falo, pois não há dia em que não saia de casa a passo de corrida para apanhar o comboio...

De certeza que já vos aconteceu (ou acontece diariamente) sair de casa sem se maquilharem e pensarem que depois darão um "jeitinho". Só que esse "jeitinho" acaba por não acontecer. 

Não tenho tempo, dirão algumas de vocês... Quem é que tem, nos dias de hoje?

Tudo tem solução e às vezes, basta optarmos por uma maquilhagem simples e discreta que combine com qualquer tipo e tom de roupa, para ficarmos mais bonitas.

Neste artigo, apresento-vos uma maquilhagem muito simples e discreta que poderão fazer em dez minutos e que é óptima para o trabalho.

Os produtos que sugiro são apenas uma opção. Podem sempre adaptar aos produtos que já têm em casa ou adquirir de outras marcas.

Espero que gostem e toca a sair de casa maravilhosas!!!


PRODUTOS QUE VÃO PRECISAR, EM EMBALAGENS 

PRÁTICAS PARA TRANSPORTAR NA CARTEIRA


Aplicar a base em pó, com o pincel que vem na embalagem, em movimentos suaves e circulares, por toda a face.
Com um pincel kabuki ou outro pincel para pó, aplicar o pó compacto, de um ou dois tons mais escuro,
na parte superior da testa, na cana do nariz, nas maçãs do rosto e no queixo.
Aplicar um pouco de blush, pouca quantidade no pincel, nas maçãs do rosto em direcção às têmporas, fazendo um ligeiro sorriso, de modo a aplicar o blush sobre a zona mais saliente da maçã do rosto.
Aplicar uma sombra castanho claro neutro na pálpebra móvel do olho.
Aplicar um pouco de sombra castanho escura no côncavo (onde a pálpebra móvel superior se encontra com o osso da sobrancelha) e esbate-la muito bem com o aplicador de esponja que vem na embalagem das sombras.
Unir a sombra castanho escura até à raíz das pestanas superiores, fazendo um C e esbatendo muito bem para que as duas cores se fundam.
Com o lápis de olhos, fazer um risco fino junto à raiz das pestanas superiores para "abrir" mais o olhar e dar volume às pestanas.

Esbater o risco com o aplicador de sombra, para um efeito mais natural e glamouroso.

Aplicar a máscara mesmo junto à raiz das pestanas para as levantar bem e curvá-las o mais possível.

Aqui podemos ver o efeito de uma máscara.
Abre o olhar, define as pestanas e dá a ilusão de que o olho é maior.
O meu olho direito parece maior do que o esquerdo, devido à máscara de pestanas
Aplicamos um pouco de bálsamo para lábios secos.
Resultado final!!!














Projectos


Caros leitores e leitoras hoje venho partilhar convosco alguns projetos desenvolvidos para miúdos e graúdos que envolvem a literatura. O primeiro é de Marta Wengorovius e tem por nome “Biblioteca Um Dois e Muitos” e trata-se de uma cabana de leitura itinerante. É uma biblioteca de 60 livros disponíveis para leitura para qualquer pessoa interessada sobre o tema Um Dois e Muitos. Foram convidadas 20 pessoas para escolherem cada uma 3 livros: um relativo ao Um, outro relativo ao Dois e um outro relativo ao Muitos. Estre estes conidados estão nomes como Gil de Carvalho, Delfim Sardo, Dora Batalim, Bernard Kearney eClaire Nancy. Esta biblioteca só pode ser usada por uma pessoa de cada vez e a reserva pode ser feita por email podendo-se optar por apenas uma hora ou até mesmo dia inteiro. A ideia parece-me super interessante e acredito que vá despertar e aumentar a comunidade leitora. Dêem uma espreitadela:







Poderão ver mais na Página do Projecto ou no Facebook!



O próximo projecto é para as crianças e foi desenvolvido pela Sic K. Estreou no dia 13 de outubro num canal por cabo e é o primeiro programa sobre a literatura infanto juvenil nos canais por cabo. “A Minha Estante” é o nome deste programa e pretende cultivar o gosto pelos livros entre os mais jovens. O programa adapta-se às crianças que ainda não sabem ler e também às que estão a aprender ou já o sabem fazer. Não tem apresentadores e está recheado de ilustrações que ganham vida através de pop ups e sons. As histórias são contadas em menos de um minuto e são abordadas as principais novidades do mundo literário, os livros recomendados, os livros temáticos, uma história em particular, algumas curiosidades, entre outras coisas. Aplaudo esta iniciativa. Ainda há esperança na Tv por cabo. J Segue o link onde poderão observar o primeiro episódio:


Por fim, venho falar-vos de uma ideia que está a ser divulgada na página do Facebook da Chiado Editora que é, nada mais, nada menos, que uma máquina de venda automática de livros. Estão a ver as máquinas que encontramos nos espaços públicos com bebidas, comidas, águas, etc?. Pois é, agora imaginem uma máquina dessas mas recheada de livros. Livros que não sejam novidade e seriam vendidos a 1€, 2€ ou 3€. Parece-vos bem? A mim parece. Começo a imaginar filas de espera de finanças e segurança social mais calminhas e silenciosas. Esta é a proposta da Chiado Editora, que está a tentar reunir opiniões para colocar esta ideia em prática. Eu voto um SIM enorme, e vocês? Manifestem-se na página da Editora.


Boas leituras!

David Maisel


David Maisel, é famoso pela fotografia de grande escala onde procura narrar as complexas relações entre os sistemas naturais e os de intervenção humana, reunindo, assim, a lógica fraturada entre os dois.

Em imagens aéreas de locais com impacto ambiental, Maisel explorar a estética e a política de minas a céu aberto, clareiras nas florestas e zonas de retenção de água. Emoldurando as questões da paisagem contemporânea com documentos e imagem. Segundo Leah Ollman do Los Angeles Times, "o trabalho de Maisel nas duas últimas décadas defendeu uma definição ampliada de beleza, ignora o glamour para abranger o danificado, o transformado e o decomposto."

“Biblioteca da Poeira” retrata urnas de cobre contendo os restos cremados de pacientes de uma instituição psiquiátrica. Minerais vibrantes florescem na superfície das urnas, mostrando como o cobre reage às cinzas no seu interior. 




PARABÉNS TRENDY MIND!

O Trendy Mind fez um ano. Parabéns a todos nós e a todos os que nos lêem!

Depois de um ano de publicações, temos  mais 800 artigos publicados, 100.000 visitas e mais de 2700 "gostos" no Facebook. Acreditem que ultrapassou as minhas expectativas.

Gostaria de agradecer em primeiro lugar a todos os meus colegas que assinam cada um a sua rubrica, aos que já saíram e aos que permanecem e aos que chegaram agora, pela forma como cada um contribui para que sejamos e estejamos cada vez melhor! Só com o contributo de todos podemos chegar mais longe.

Em segundo lugar gostaria de agradecer aos nosso leitores, que nos lêem não só em Portugal, como em todas as partes do mundo, pelo seu bom gosto (risos) e por nos fazerem querer continuar a melhorar todos os dias. Acreditem que é para vocês que escrevemos.

Por ultimo, agradecer a todas as empresas que ao longo deste tempo se associaram a nós e que nos permitiram oferecer excelentes presentes aos nosso leitores. Esperamos continuar a merecer a vossa confiança!

Mas como este é o nosso aniversário, nós celebramos, mas quem recebe presentes são os nosso leitores!

Com o apoio da Casal Garcia, habilite-se a vencer uma das 3 garrafas de Casal Garcia Sparkling Rosé!

Participe!


BIODERMA – Teste de Eficácia (parte 3)


Aqui estamos nós, 15 dias depois do primeiro post, para vos brindar com o resultado final dos produtos Sébium Gel Moussant e Sébium Mat. É notório que a minha pele ficou muito menos oleosa, menos brilhante e as imperfeições foram desaparecendo. O medo de acordar de manhã e deparar-me com uma borbulha em crescimento já não tem razão de existir. Agora, até a maquilhagem aguenta-se durante muito mais tempo porque antes de tudo, BIODERMA Sébium Mat matifica, faz com que a base adira muito melhor e deixa de haver oleosidade durante todo o dia. A minha zona T deixou de ser preocupante e, agora, só me tenho de preocupar com uma coisa… Continuar a usar todos os dias BIODERMA Sébium Gel Moussant, para limpar em profundidade e BIODERMA Sébium Mat, para diminuir os poros dilatados.

Para além de hoje ser o dia de vos brindar com o resultado final, também é o dia de todas as decisões em relação ao nosso passatempo! Não percam as últimas horas para concorrer e habilitarem-se a ganhar os 2 produtos da BIODERMA, Sébium Gel Moussant e Sébium Mat. Dia 28 de Outubro, espreitem a página de Facebook do Trendy Mind e saberão quem foi o(a) sortudo(a)!


Sensi, Erlen Oye, Pernas de Alicate


Sejam muito bem-vindos a este novo espaço do Trendy Mind! No mundo da música basta estarmos afastados das novidades durante um curto espaço de tempo para que surjam mil e uma bandas e cantores de inequívoco talento. Como eu não quero que vos falte nada aqui estão três sugestões de novidades musicais (nacionais e estrangeiras) para que estejam sempre actualizados. 

Começamos em português. Ele dá pelo nome de Sensi e nasceu no meio da música (não fosse ele filho de Kalú, baterista dos Xutos & Pontapés). Já fez parte de algumas bandas mas agora aposta a sério na sua carreira a solo. No final deste mês de Outubro chegará às bancas o seu novo disco: “Pequenos Crimes Entre Amigos”. 

No álbum, surgem convidados como o brasileiro Marcelo Camelo e Sam The Kid e ao todo o disco tem mais de 45 participações, entre músicos e vozes convidadas. A produção ficou ao cargo de Rui Veloso. Deste novo álbum são já conhecidos dois singles: “Eu quero” e “Não dá para Fugir”.





Espaço agora para falarmos de um norueguês cantar em italiano. Sim, parece contra-natura, contudo é inesperadamente agradável e relaxante. Ele dá pelo nome de Erlend Øye e é metade do duo Kings of Convenience. 

Øye pôs os seus estudos em prática e canta a canção inteiramente em italiano, língua que aprendeu a dominar quando há um ano atrás se mudou para Sicília. Preparem-se para cenários pintados de praia e céus azuis, enquanto aceleram num “espaçoso” Fiat. Por enquanto não existem notícias quanto a um possível álbum como tal deixem o preconceito de lado e abracem a felicidade primaveril de Erlend Øye.



Para finalizarmos em beleza voltemos a Portugal para falar de um projecto bastante recente e que dá pelo sugestivo nome de “Pernas de Alicate”. Como os próprios dizem “Pernas de Alicate é mais do que um projecto. É uma envolvência de duas componentes - som e imagem - feita por duas pessoas que estão em tudo envolvidas. Carlos BB marca o ritmo na bateria e Sara Feio ilustra”. Para já são conhecidas duas músicas, não havendo informações quanto a um possível álbum.





Se se querem manter actualizados em relação às novidades musicais não podem perder a próxima edição do Trendy Music!

Tendências: Saiba o que Vestir neste Outono/Inverno


A cada duas estações que surgem lá vêm tendências que ditam - a uns mais outros menos - aquilo que vamos ter como opções para vestir. O Outono já começou e é tempo de vos pôr a par do que anda por aí.

As opções são vastas e vão do mais feminino à inspiração masculina, passam pelas recordações, por séculos passados, trazem contos de fadas e o exótico. Uma diversidade enorme de inspirações para um “novo” guarda-roupa.

Navy BlueO azul marinho é a cor hit da estação. Surge em look total, apenas uma peça ou apontamentos trazidos por acessórios. Escuro, intenso e clássico foi a British Royal Navy que lhe deu protagonismo. Como não poderia deixar de ser surge, igualmente, muito associado a inspirações marítimas de todas as épocas – de vestimentas da altura dos descobrimentos, até aos padrões mais actuais que associamos ao mar, por exemplo as riscas.

Exótico - O casaco de pelo colorido, divertido, extravagante é um dos must-have. Esta tendência aparece não só em peças de pêlo, mas também em peles e penas. (aproveito para apelar ao uso de pêlo sintético e pele que seja apenas o cabedal, o couro.. peles de animais que são usados na nossa alimentação). No que toca às penas, que normalmente, são usadas apenas à noite de uma forma mais extravagante, estas podem aparecer durante o dia, de uma forma mais subtil, conferindo um toque de luxo e elegância ao look.

Tartan – Os quadradinhos, numa espécie de xadrez, vindos do passado, aparecem nas mais diversas peças. 

Leather – O cabedal surge em looks mais grunge e biker – sendo ambos por si só uma tendência – e, também, em looks com um toque feminino e mais arranjado. Aparecerá, algumas vezes, associado a uma segunda pele nas pernas, através de botas de cano hiper alto. Ora conjugadas com leggins no mesmo material das botas que deixa praticamente imperceptível onde acabam as botas, parecendo realmente uma segunda pele das pernas, ora com vestidos ou saias curtas deixando ver muito pouco a pele da perna.

Grunge – O estilo despreocupado, desordenado, desalinhado dos anos 90 de volta. A lembrar, por exemplo, os Nirvana.

Branco, Bege e Cru - Este trio de tons claros invadem os guarda-roupas, recordando a neve e o gelo. Podem ser conjugados entre eles ou aparecer apenas um em look total.

Velha infância - Padrões e imagens a lembrar a infância surgem nas mais diversas peças. Padrões girly, corações, estrelinhas e bonequinhos. Esta tendência surge muitas vezes associada à tendência Sport ou a algo mais sexy, como rendas e transparências.

Oversize – O exagero do tamanho, o grande, muito grande com destaque para a zona dos ombros e em casacos. 

Camuflado – Voltamos à tropa com o estampado militar e os tons caqui. No que toca ao estampado este surge nos mais variados tons, não seguindo a regra dos verdes, caquis e beges. As peças que adoptam esta tendência são mais que muitas, das calças às saias, passando por casacos e camisas.

Inspiração Masculina – A alfaiataria vem trazer a inspiração masculina. 

Anos 40 - Looks inspirados em ícones como Katharine Hepburn e Ingrid Bergman. Looks elegantes, sedutores e clássicos surgem em 2013 2014 vindos do passado. Silhuetas sedutoras mas sempre elegantes e sóbrias;

Lingerie – Os apontamentos rendados e as peças a lembrar roupa mais intima, como camisas de dormir ou topezinhos underwear assumem particular destaque no Outono Inverno. Uma tendência ousada, sedutora e arriscada em que as escolhas devem ser feitas com atenção para não se passar a fronteira do too much. Não é uma tendência fácil, mas pode ser muito bem conseguida num dia-a-dia. Imaginem, por exemplo, uns jeans e um top básico sedoso, a fazer lembrar um top de dormir, com os acessórios certos e o casaco certo pode criar um look absolutamente perfeito ou por exemplo para um jantar a dois ou mesmo com amigos um vestido a lembrar uma camisa de dormir, com um casaco comprido e algo cintado, mais clássico, que até pode ser um trench-coat e os acessórios certos.

Sport – As sweatshirts e os ténis assumem-se como um tendência e não têm de aparece num contexto altamente desportivo. As sweats, por exemplo, podem ser conjugadas com uma saia lápis e facilmente se tem um look mais casual e não desportivo. Os ténis, sejam sneakers, ou não podem também entrar em brincadeiras giras de conjugações de peças mais clássicas e intemporais. Uma tendência que apela à criatividade.

Crocodilo - A pele de crocodilo (apelo ao sintético!) é uma segunda pele. Surge nas mais variadas peças e cores, em look total ou numa peça apenas;

Biker - Pois bem aqui lembramo-nos logo do cabedal, da roupa muito à motard e é isso mesmo. Botas e botins a este estilo, tal como casacos e até calças, associados muitas vezes a peças mais simples e de outras inspirações. Uma tendência fácil e que resulta lindamente na maioria das pessoas. As botas deste estilo já vêm à algumas estações a marcar pontos nas mais vistas e requisitadas por parte do público feminino.

Cor-de-Rosa - O cor-de-rosa assume um certo protagonismo este Outono Inverno, com particular destaque para o casaco quentinho neste tom. Quando falo neste tom falo no rosa claro, bem menina.

As guidelines estão dadas. São várias as tendências que já se avistam por aí e vale a pena brincar com elas, misturar e arriscar. A imaginação é o limite e cada um de nós deve respeitar o seu estilo pessoal e adaptar as tendências a si próprio, não sendo refém das mesmas. 

Claro está que pelo meio destas tendências mais fresh vêm os intemporais como o Trench-Coat, a Saia Lápis, o print animal – que também já é um clássico! – e outros mais. Os brilhos, metalizados e afins destacam-se também, assim como os acessórios com pedraria que vem, novamente em força.

Boas compras e boa reutilização das peças que já andam pelos guarda-fatos, afinal é um processo importante!

Deixo aqui alguns exemplos "of What to Wear"!

                  

                  

                 

                  


De volta das compras (1)


Hoje trago o primeiro "De volta das compras", esta é uma nova rubrica dentro do Trendy Brands, um espaço que pretende mostrar as alterações gráficas das marcas encontradas no meu dia-a-dia quando vou às compras, ao café ou ao supermercado. 

A primeira marca que vos trago é o Arroz Cigala, uma empresa que sempre foi conhecida pela proximidade com os Portugueses, apelidando-se como "o arroz nosso de cada dia". Neste momento está a passar por um rebranding que lhe dá um ar mais gourmet sem perder todos os seus pontos mais populares e que lhe confere a imagem de marca que sempre a acompanhou.
À esquerda a antiga embalagem do Arroz Cigala, à direita o novo packaging.