O MUNDO PELO NARIZ DE UM CÃO!


É do conhecimento geral que os cães têm um faro muito apurado. Todos nós sabemos que eles são chamados a detetar, através do seu olfato, desde alterações hormonais, cerebrais e/ou cardíacas, antes mesmo de determinadas doenças acontecerem, até tecnologia escondida (notícia aqui).

"Aeroplanes"

Image: Nice Nosing You by Elke Vogelsang


Mas será que temos mesmo a noção do que representa para um cão usar o seu nariz? Coloquemo-nos, então, no “nariz de um cão”! Se fizermos pequenas inalações, sem exalar com muita força, como fazem os cães, conseguimos perceber uma quantidade de cheiros que nos passariam despercebidos ao respirarmos naturalmente. 

No nariz do cão existe um tecido nasal (assim como no nosso) que possuí de duzentos milhões (como nos cães pastores) a mais de trezentos milhões (no caso dos Beagles) de pontos recetores sensoriais (em oposição aos 6 milhões de recetores do nariz humano) que vão imobilizar as moléculas cheiradas, para enviarem a informação ao cérebro, onde é codificada por uma maior quantidade e de diferentes tipos de células. 

E é por isso que, enquanto nós vemos o mundo, o cão cheira-o! Até podemos ser capazes de saber, através do olfato, se nos deitaram uma colher de açúcar no café, mas um cão é capaz de detetar uma colher de chá diluída em milhões de litros de água (uma quantidade equivalente a duas piscinas olímpicas cheias).

“Before You Speak”

Image: Nice Nosing You by Elke Vogelsang

Da próxima vez que for passear o seu cão, seja ainda mais amigo dele, e deixe-o orientar-se pelo nariz. O seu cão agradece-lhe! 

Ah! E não torça o nariz aos cães cheirarem o rabo uns dos outros: só assim é que eles sabem quem o outro é! 
“Insert Treat Here”
Image: Nice Nosing You by Elke Vogelsang
Para ver mais narizes escandalosamente divertidos, aceda aqui.



Sem comentários: