CONCENTRADOS DE SUCESSO


Decorreram no passado fim-de-semana em dois pontos do nosso país, distantes em cerca de 300 km, outros tantos importantes eventos que contribuíram para o desenvolvimento das regiões em termos económicos, culturais e, em última instância, para a promoção do nosso país, fruto dos vários milhares de participantes que ali se concentraram e dos muitos mais que se lhe associaram. Falo da “33ª Concentração Internacional de Motos”, em Faro, e do “Smart Times 2014”, de Cascais, tendo a primeira garantido cerca de 15.000 participantes em duas rodas e a segunda reunido mais de 2.000 exemplares do popular modelo.

Começando pelas duas rodas com motor, admiro, há muito, toda a essência em torno daquele que se tornou num dos mais importantes eventos mundiais das duas rodas, numa organização do Moto Clube de Faro em terrenos dos arredores do aeroporto algarvio, trazendo até nós, ao longo das várias edições, milhares de participantes oriundos dos quatro cantos do mundo! Das duas centenas de ‘motards’ da edição de 1982, atingiram-se uns impressionantes 29.000 participantes na 20ª edição, número que este ano – pelas mais diversas razões – deverá ter ficado pelos 15.000. É, ainda assim, um fantástico prémio para o todo o trabalho de preparação, logística, montagem e manutenção que os cerca de 1.000 elementos do clube fazem com afinco e profissionalismo. Recorde-se que naquele espaço não há ali quaisquer infra-estruturas de raiz, pelo que todo o acampamento, os palcos dos espectáculos de música, dos shows surpresa e concursos diversos – de tatuagens ou do popular Miss T-Shirt Molhada –, os bares e demais ‘stands’, é tudo criado de raiz. E, finda a festa, tudo é desmontado e, o possível, eventualmente guardado para o ano seguinte!

Um trabalho extenuante que é premiado há 33 anos pela participação maciça de motociclistas de todo o planeta e pelo reconhecimento unânime em termos de qualidade da organização pelos mais diversos organismos nacionais e internacionais. Infelizmente, este ano, o evento que até é aplaudido pela população local – dos 8 aos 88 anos – que distribui aplausos, acenos e beijos aos milhares de ‘motards’, nomeadamente no desfile pela cidade que encerra cada edição, parece ter sido mal compreendido pelas autoridades policiais, que a organização acusa de excesso de zelo e de fiscalização, considerando mesmo e eventualmente acabar com tudo, como se ouviu nas várias reportagens de TV ao longo do fim-de-semana. Claro que há excessos, há sempre os ‘engraçadinhos’ que levam bastante para lá do desejável as ‘acrobacias’ em estradas que, independentemente do evento, continuam como via pública, mas esperemos sinceramente que não se chegue a tanto! Como diz o outro, “a bem da nação”!

À falta de um vídeo oficial – à data que escrevo estas linhas ainda não os há nas plataformas da organização – aqui fica um bloco de imagens de uma fã desta 33ª concentração:



Bastante menos problemático e também com uma enorme diversidade de países participantes – foram 32 as nacionalidades presentes – decorreu em Cascais, nos mesmos dias, o “Smart Times 14”, que fechou quase toda a baixa de uma vila que, este ano, completa 650 anos de história. Um ambiente de festa concentrou mais de 2.000 smarts – do fortwo ao forfour, ao roadster ou o mais raro crossblade… – unidades que deram um colorido a toda a envolvente da Baía de Cascais. 

Testes, concertos, concursos diversos, torneios de voleibol, ‘beach parties’, mais o ponto alto do evento, a ‘smart parade’ até ao Autódromo do Estoril, com que a organização entrou para o “Guinness Book Of World Records” como a maior parada de viaturas smart jamais realizada em todo o mundo. Pelo caminho, os responsáveis máximos da marca alemã até apresentaram aos presentes a 3ª geração do modelo – os novos smart fortwo e forfour – que dias antes haviam sido mostrados mundialmente na Alemanha. Veja-os aqui:



Foi o Fado, Património Imaterial da Humanidade (distinção atribuída pela UNESCO em 2011), a encerrar o “smart times 2014”, pela voz de Ana Moura que encantou os milhares de espectadores presentes na Baía de Cascais, cantando alguns dos refrões dos seus temas mais conhecidos "Os búzios", "Leva-me aos fados" e "Desfado". Quanto á organização, prepara-se para levar o evento até à Hungria, onde ser realizará o “smart times 2015”.

Veja, através do ‘link’ abaixo, alguns dos vídeos que a Câmara Municipal de Cascais disponibiliza na sua página no Youtube:



Como se vê em ambos os casos, independentemente do número de rodas, Portugal demonstrou, uma vez mais, como ser um óptimo anfitrião em eventos de abrangência mundial. Venham mais… rodas e eventos em solo luso!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: