UM CARACOL COM ESTILO


Decerto conhecem um certo e peculiar bicharoco que anda sempre de um lado para o outro com a casa às costas, molusco gastrópode terrestre que rasteja distâncias variáveis para alcançar os objectivos que a mãe natureza lhe conferiu, servindo a sua casca – que não é mais do que o seu esqueleto externo – para o proteger dos demais elementos que o rodeiam.


Há, depois, aqueles que integram este viscoso bicho na excelência da culinária, seja pelo mais elaborado prato de ‘escargots’, património da ‘cuisine française’, ao bem mais nacional e típico prato de caracóis, acompanhado com a boa da ‘jola’ numa qualquer esplanada, num final de tarde entre amigos. Outros há ainda que, mais ou menos conscientemente, o imitam na sua senda, fazendo-o com uma variável qualidade de vida, associando-se àquele objectivo tão do agrado de todos a que chamamos “férias”.


Em vésperas das ditas, pelo menos aqueles que ainda se podem dar a esse ‘luxo’, trago-vos o COLIM – acrónimo para “Colors Of Life In Motion” – um muito interessante estudo de design para uma autocaravana do futuro, numa combinação entre um automóvel e uma caravana, numa peça única ou em separado, solução que permite a este ‘caracol’ soltar-se da ‘casca’, garantindo uma mobilidade muito fora do habitual.


Flexibilidade é, por isso, a palavra de ordem deste exercício de estilo do alemão Christian Susana, pois a pequena viatura, quando desligada da zona habitacional, servirá para as voltinhas pela região ou para ir às compras ou até à praia/campo, sendo muito fácil de estacionar e também muito poupadinha, não fosse todo o conjunto movido por uma estrutura mecânica eléctrica. Já a ‘casa’ divide-se em módulos multifuncionais, com paredes e conteúdos que se movem e se arrumam de acordo com as necessidades dos utilizadores.

Fotos: COLIM/Christian Susana


Deveras interessante, pena é que tenhamos de esperar uns anitos antes de vermos a ambiental COLIM nas estradas do nosso planeta, pois é ainda um projecto em análise, em termos de custos de produção e de viabilidade económica, dada toda a tecnologia que nele se encerra. 

No extremo oposto, tropeçamos, por vezes, noutras propostas mais ou menos imaginativas, mais ou menos inverosímeis, idealizadas por cabecinhas pensadoras com uns neurónios que… só vendo! Fazendo uma pesquisa pelo Google, tropecei em muita coisa, de entre as quais destaco os seguintes exemplos:

Fotos: Outras
Tudo somado e dado que a minha imaginação não chega a tanto, acho que se alguma vez me decidir por me armar ao caracol, me fico pelas soluções mais convencionais, pelo menos até a COLIM chegar ao mercado e, claro, apresentar-se a preços convidativos.

Sim, sim… é que sonhar ainda continua a não pagar imposto!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: