Após lerem o título, alguns dos leitores poderão lembrar-se de uma personagem de uma série cómica norte-americana do final dos anos 80 que parodiava os extraterrestres que caíam no nosso planeta. Chamava-se ALF, acrónimo da expressão inglesa “Alien Life Form” (ou forma de vida alienígena), e dava enormes dores de cabeça à família Tanner, que o acolheu após a nave ter caído em cima/dentro da sua garagem.
Bem… hoje falo-vos do ELF, algo parecido mas no sentido inverso: continua a parecer que veio do espaço, poderá arrumar-se na garagem, mas decerto dará muito menos dores de cabeça do que aquele desestabilizador boneco de peluche. Aliás, quem o concebeu e o comercializa promove-o como um saudável e salutar complemento às deslocações no trânsito do dia-a-dia!
Produzido pela empresa norte-americana Organic Transit, o simpático ELF – que até poderia significar “Electric Life Form”, embora os seus criadores não o especifiquem como tal – é, para todos efeitos, um triciclo eléctrico carroçado, que pode coabitar com os restantes velocípedes a pedais que circulam pelas estradas ou espaços reservados. Parece-se com um ovo crescido e só dá para um único pinto… perdão… utilizador, que poderá ou não dar ao pedal, consoante o cansaço ou a dificuldade da viagem. É que, ao mesmo tempo que se circula, os painéis solares montados no tejadilho ajudam a carregar o pequeno motor eléctrico e as restantes soluções eléctricas presentes a bordo.
Fotos: Organic Transit |
De manhã pode levá-lo ao trabalho comodamente e sem esforço, só com recurso ao motor eléctrico, ou então, depois do stress do dia, pode sair para uma voltinha, dando ao pedal numa viagem mais ou menos longa, tal como o faria numa bicicleta tradicional, mas aqui dentro da bem arejada célula de policarbonato. Tem piscas e faróis à frente e atrás, espelhos eléctricos e, nos EUA, pode ser usado em vias dedicadas ou de com trânsito tradicional.
Em termos de espaço, este não abunda… Ok, ainda acomoda alguns sacos de mercearia ou de outras compras, decerto dando para ir até às lojas mais ‘in’ e comprar os artigos mais ‘fashion’, como aqueles que são sugeridos por outras temáticas do vosso ‘blog’ Trendy Mind.
Os promotores dizem que o motor do mesmo também se pode carregar na tomada lá de casa em menos de uma hora (ou em cerca de sete horas pelos painéis solares quando se circula debaixo do astro-rei), permitindo-lhe fazer uma viagem de cerca de 30 km sem recurso aos pedais. O conjunto pesa menos de 70 kg e transporta até 158 kg (condutor incluído) de compras e afins, podendo atingir uma velocidade máxima de 32 km/h, dependendo do peso a bordo. Mas não se estique pois, como se costuma dizer, com o vento pelas costas e a descer este simpático ELF poderá ir um pouco mais depressa, mas a sua relativamente frágil estabilidade não lhe permitirá grandes voos... No limite, se chegar a descolar, antevejo que a aterragem seja tudo menos suave!
Não encontrei informação de que eventualmente venha a ser comercializado por cá, mas caso tenha interesse no ELF espreite o ‘site’ da Organic Transit e tire as dúvidas na área de FAQ (perguntas frequentes) Há-o em quatro cores – Branco, Verde Wasabi, Cinza Titanium e Laranja Manga – e custa lá na Terra do Tio Sam cerca de 5.000 dólares (qualquer coisa como 3.750 euros) sem extras e fora despesas de transporte e legalização. Como eles apregoam, “Save Money, Get Fit & Be Green”!
Entretanto, dê uma espreitadela a estes vídeos.
Então?! Convencida/o a largar de uma vez por todas o ginásio e as bicicletas fixas lá de casa e investir num brinquedo destes? Caso o faça, assegure-se que não irá ter problemas de homologação no nosso burgo. É que, por cá, os nossos decisores têm taaaaaaaaaaaaaaanta tendência a complicar o que aparentemente parece fácil e prático!
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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