Sicario


Realização: Denis Villeneuve
Argumento: Taylor Sheridan
Elenco: Emily Blunt, Benicio del Toro, Josh Brolin, Victor Garber



A filmografia do realizador canadiano Denis Villeneuve tem alguns pontos em comum, como o realismo ou a forma tensa e sombria com que aborda os temas. 'Polytechnique' (2009), 'Incendies' (2010), 'Prisoners' (2013), 'Enemy' (2013) e 'Sicario' (2015) são perfeitos exemplos disso. Histórias moralmente ambíguas, que causam um desconforto propositado, motivado em grande parte pelo permanente suspense que o cineasta emprega.

'Sicario', o seu mais recente filme antes de realizar a aguardada sequela de 'Blade Runner', relata uma história que nos soa familiar, mas que é expressa de forma bem diferente. Aqui, o combate contra o tráfico de drogas na fronteira entre o México e os Estados Unidos é travada de forma furtiva e oculta. A narrativa não evolui de forma simplista, preto no branco, mas sim através de uma ambiguidade e complexidade moral, que dificulta a separação entre o bem e o mal, entre o certo e o errado.

Segundo palavras do realizador, numa entrevista recente, 'Sicario' segue uma continuidade de raciocínio que se iniciou com 'Prisioners'. Ambos partilham semelhanças temáticas, onde a violência ou o lado mais negro da humanidade é posto em destaque.

Através de um realismo fora do comum, Villeneuve desafia o espectador a compreender um ponto de vista que a princípio pode ser condenável, mas que se torna justificável, se inserido no devido contexto.

A cinematografia e a banda sonora, da autoria de Roger Deakins e Jóhann Jóhannsson (que colaboraram também em 'Prisoners'), é extraordinária. Uma envolvência perfeita. Nada se perde, nada é ao acaso. Cada cena, cada diálogo, cada som, tem um propósito, tem razão de existir.

No campo das interpretações, Emily Blunt e Benicio del Toro dividem os louros. Blunt é excepcional como uma agente que se envolve "inocentemente" em algo bem maior do que imagina. del Toro mantém o seu à vontade habitual, no papel de um homem pragmático, controlado, e com uma agenda muito pessoal.

Com (mais) uma realização poderosa e ambiciosa de Villeneuve, 'Sicario' é facilmente um dos melhores thrillers do ano. Uma experiência que nos acompanha além da projecção, e que deve ser vista por todos aqueles que apreciam filmes fortes e moralmente desafiantes.


Sem comentários: