Consegues Escapar?



Já não são propriamente uma novidade mas são cada vez mais as Escape Rooms que podemos encontrar pelo país. O conceito é simples: entramos para uma sala (ou várias, mas só as iremos conhecer se conseguirmos progredir no jogo) e temos um determinado tempo para conseguir escapar (geralmente são 60 minutos). Para isso, somos desafiados através enigmas, mensagens e charadas, feitos de modo inteligente e aliados, na maioria dos casos, a salas tecnológicas onde todos os detalhes são (mesmo!) importantes.

Em Lisboa existem opções para todos os gostos: no Escape the Room os temas são “O Escritório”, “A Prisão” e “O Cinema”; o Lisbon Escape Game oferece “A Casa do Espião”, numa acção que decorre durante a Segunda Guerra Mundial; na Unlock o desafio foca-se na história da cidade, dando especial atenção ao Terramoto de 1755; na Lisbon Escape Hunt os mistérios focam Fernando Pessoa e uma Sociedade Secreta, estando anunciada para breve uma sala também sobre o Terramoto; a Locked in Riddles apresenta “A Biblioteca” e, brevemente, a “Sala dos Números”; no Enigma Lisbon podemos viajar até ao 25 de Abril ou entrar numa “Sala Assombrada”; na Escape Team existe uma opção mais ligada à aventura – A Grande Fuga – e outra relacionada com logica e alquimia – A Pedra Filosofal.

No Porto o Escape Challenge oferece as salas “O Jornalista” e “O Cemitério Assombrado”; o Porto Exit Games oferece uma sala onde somos chamados a salvar o Vinho do Porto e outra onde a acção decorre no futuro (ano 2147) – o jogo “Memórias Perdidas”.

Em Coimbra encontramos a Coimbra Secrets Escape Game e a Brainmaze (a sala actualmente disponível tem o nome “App Leitor de Pensamentos”). Mais a Sul, em Lagos, existe a Trapped in Lagos, onde o jogo consiste numa “Caça ao Tesouro”.

A Puzzle Room existe em diversas cidades do país, embora com propostas diferentes: em Lisboa o desafio do momento chama-se “O Laboratório”, em Coimbra a sala “Projecto 22” leva-nos até 1965, em Évora somos trancados “No Museu” e em Vila Nova de Mil Fontes o jogo gira em torno da “Lenda do Búzio Dourado”.

Para além do desafio que é conseguir sair da sala antes do final do tempo, estes jogos são óptimos para desenvolver o trabalho e pensamento em equipa (na maioria dos casos entre 2 e 5 pessoas). Acreditem, nós experimentámos e só com a colaboração de todos e com a troca de ideias, pensamentos e soluções de cada um é possível sair da sala. Se querem ter um momento de adrenalina e diversão em família, entre amigos ou como proposta de team building, tentem escapar… 

(E porque mais não podemos contar, ficam algumas fotografias das páginas de Facebook das empresas.)
Lisbon Escape Game

Puzzle Room Lisbon
The Escape Hunt Experience Lisboa





2 comentários:

Unknown disse...

Estou ansiosa por experimentar!

Unknown disse...

Já tinha ouvido falar dos escape games mas só há pouco tempo experimentei. Alucinante e um autêntico quebra cabeças sempre com o relógio contra.Eu e o meu grupo de amigos, fomos até Torres Vedras tentar escapar de uma sala. A sério, deixo aqui a dica para experimentarem o jogo pirate no Epic Escape Game. Em termos de preço também está mega fixe! Dp conta-me como foi ;)

https://parques-e-diversoes.com/ofertas/76-o-jogo-pirata-em-torres-vedras-ate-5-pessoas