Meter o Rossio na Betesga


Decerto que já ouviu a popular expressão “meter o Rossio na Betesga”, referindo-se à arrumação de uma coisa com dimensões mais generosas num espaço demasiado pequeno para o acomodar, numa analogia entre a granjola Praça D. Pedro IV e a pequenina rua que a liga à Praça da Figueira. É uma tendência cada vez mais recorrente de muitos daqueles que, ao volante e depois de muito deambularem pela cidade, em busca de um lugar(zinho) onde se estacionar o carrão, carrinha, SUV, familiar, citadino ou afim, optam por essa solução.

Foto: smart (oficial) 




Há cada vez mais afoitos que decidem levar aquela expressão à letra e apertar-se num sítio que toda a gente menos o próprio vê que o carro não vai caber, mas que com uns quantos empurra-o-da-frente/toquezinho-no-de-trás a coisa até se faz. Mas fique descansado, pois em plena era tecnológica há uma solução, a dos carros que encolhem! 

A sério! Dou-lhe uma dica: tudo o que tem de fazer é encontrar um espacinho livre entre as duas viaturas Mercedes-Benz da imagem acima – um furgão comercial branco e uma carrinha cinzenta – e já está! Eles encolhem-se de medo quando a/o vêem chegar, dando-lhe alguns centímetros extra para que possa estacionar o seu carro e ir à sua vida, sem toques e sem chatices! Ainda não acredita?

Então veja aqui:



Engenhoso, não é? Chama-se “smart effect”, sendo uma das mais recentes campanhas da marca alemã smart, que deixa muito boa gente de boca aberta em vários pontos da nossa capital! Afinal, não é para menos, pois há dois carros que encolhem para deixar estacionar entre eles uma terceira viatura. 

Um deles é o novo smart fortwo, já de si um dos mais pequenos automóveis do mercado, modelo para quem os criativos da Jack The Maker desenvolveram o conceito de carros que encolhem. Fizeram réplicas em fibra de vidro à escala real da carroçaria de dois modelos da Mercedes, dotando-os de estruturas que lhes alteram as dimensões. Tudo para uma campanha que irá ser difundida pelo planeta, nela passando a mesma mensagem que viveram os incautos transeuntes e condutores da nossa cidade, ou seja, que ao comprar um smart os lugares parecem esticar.

Caso queira saber mais pormenores, deixo-lhe os links para o projecto e, também, do making of da campanha! 

Assim sendo, quando vir um lugar vago mais pequeno do que o seu automóvel e, ainda assim, ache que ele cabe lá com algum jeitinho, certifique-se apenas que os carros que estão imediatamente atrás e à sua frente são os que viu nas imagens acima. Isto para não entrar em despesas extra, arriscando-se ainda a que cheguem os donos das viaturas a que está a dar um novo visual. E aí meu amigo/minha amiga…!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

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