Colorir Sorrisos


Quem é que não se lembra de, em pequena/o, gostar de pintar os mais diversos desenhos, usando lápis de carvão, de cera, ou com canetas de feltro de múltiplas cores, como as que os avós nos presenteavam a cada Natal ou aniversário? Eram bonecos, casas e figuras mais ou menos geométricas, plantas e desenhos irreais, com aquela máxima de tentar pintar sempre dentro dos riscos que as delimitavam! Uma vez acabada a pintura, sonhava-se que pudessem sair do papel e ganhar vida, para com eles se poder brincar!




E carros? Claro que havia, maioritariamente para a vertente mais arrapazada! Foi mais ou menos isto que um grupo de jovens da Fundação “O Século” viveu recentemente, quando viram um carro de corridas que idealizaram, através dos seus desenhos e pinturas, tornar-se realidade. Fizeram-no à boleia do Team Ferrari Portugal que desafiou estes pequenos e menos pequenos artistas a desenhar a decoração do Ferrari F458 Italia GT3 da equipa, bem como dos capacetes dos seus pilotos. Uma iniciativa também possível porque os seus habituais patrocinadores abdicaram dos seus espaços em favor da imagem da Fundação “O Século”, sendo aqui também de enaltecer o trabalho da SportGraphics que passou do papel para a viatura esta imaginativa e colorida decoração. 

Foi natural e enorme a alegria com que estes jovens, num leque de idades alargado, se entregaram de corpo e alma a esta bem colorida composição visual. Testemunharam depois, em meados de Outubro, a divulgação pública da decoração do “seu” Ferrari, nas boxes da equipa no Autódromo do Estoril, assistindo, depois, aos treinos e à corrida, onde Filipe Barreiros e Francisco Guedes alcançaram um 3º lugar na categoria.



“Foi com muito agrado que as crianças da Fundação ‘O Século’ receberam este convite/desafio da Ferrari Portugal para serem elas a decorar este carro,” referiu ao nosso blog Manuel S. Martins, Presidente do Conselho de Administração da Fundação “O Século”. “Desde o primeiro minuto que todos se dedicaram e empenharam bastante para desenhar o ‘nosso’ Ferrari e os capacetes dos pilotos. Foi uma forma diferente destas crianças se envolverem nesta prova e de tomarem contacto com uma competição que habitualmente só podem ver de fora, através da televisão”.


Agradecendo publicamente esta oportunidade única, aquele responsável salientou também o facto de ter sido dada “oportunidade de ver as ‘máquinas’ de perto, de estar nas boxes, de privar com os pilotos e de poder assistir aos treinos e à corrida numa posição privilegiada. As crianças e jovens adoraram este desafio e estão orgulhosas de verem reconhecido o seu trabalho.”

Fotos: Team Ferrari Portugal e Fundação “O Século”

Finda a aventura e de regresso por autocarro ao edifício-sede da fundação, frente ao mar e à Praia de S. Pedro do Estoril, foram muitas as histórias contadas com uma animação ímpar, que alguns, decerto levaram para os seus sonhos! Uma coisa é certa: foram bem mais coloridas do que algumas das vicissitudes da vida por que algumas destas crianças e adolescentes passam antes de contarem com o incansável apoio desta instituição, nomeadamente o carinho dos seus profissionais. Caso queira seguir ou apoiar esta causa tão meritória, faça “Gosto” na página de Facebook de “O Século” e contribua para a criação de ainda maior número de seculares sorrisos a cores! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: