Origami dos Tempos Modernos


Decerto que já ouviu falar em Origami ou, se eventualmente tiver queda para trabalhos manuais, até já fez objectos nesta secular arte japonesa, recriando-se os mais variados objectos em papel, com dobras geométricas e sem recurso a materiais cortantes ou colantes.

Fotos: Lexus e Nissan (oficiais)





Recorrendo às suas origens, duas marcas japonesas – a Lexus e a Nissan – fizeram recentemente uma adaptação do tema que conjuga as expressões “oru” (dobrar) e “kami” (papel), construindo dois automóveis em tamanho real, “iguais” a modelos da sua gama. Só que, dada a dimensão e a complexidade da coisa, fizeram uma reinterpretação das regras do jogo. Enfim… bem vistas as coisas até se desculpa este “pequenino” subterfúgio! 

A originalidade do Lexus IS “Origami” é substancialmente maior, pois tudo foi pensado ao pormenor! Compõe-se de 1700 elementos em cartão prensado, usados não só para o seu exterior, como para a concepção de um interior totalmente equipado, acessível através de portas que abrem e fecham. Tem até faróis que acendem e rodas que permitem levá-lo para a estrada, também graças a um motor elétrico, assente numa necessária estrutura em aço e alumínio, pode até ser conduzido. A fazê-lo, há que escolher dias em que não chova, o que em Inglaterra, onde este projecto nasceu, não seja fácil!



Quanto ao Nissan Juke “Origami”, igualmente nascido em terras de Sua Majestade Isabel II, também aqui houve alguns “truques” na manga, impensáveis no verdadeiro origami, como sejam… pistolas de cola! Ok, ok… os seus criadores estão desculpados pois sem esses expedientes muito dificilmente se juntavam as 2000 peças de papel dobrado usadas nesta escultura única, que demorou mais de 200 horas a produzir!



Deixo-lhe agora um desafio: faça um origami… de um Fórmula 1. Que tal? Tudo o que precisa de ter são caixas de sapatos, bastantes, de preferência, bem como alguma destreza e imaginação. Pode até usar tesoura e cola – não vou estar aí para ver – e, como inspiração, deixo-lhe um vídeo que a Puma fez há uns anos.



Junte a sua prole e mãos à obra! Depois até pode partilhar a sua obra no Facebook do blog Trendy Mind, ou mesmo no respectivo post deste texto que já lá está partilhado. Fico à sua espera!





Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: