Os Nossos Campeões (Parte 1)


“Nem só de pão vive o homem”, refere-se em várias passagens da Bíblia, como “nem só de futebol vive o desporto nacional”, como nos parece fazer crer uma significativa parte da imprensa nacional, avida de notícias do chamado desporto-rei, quase se esquecendo ou minimizando os feitos dos desportistas nacionais das restantes modalidades. Mas aqui no blog Trendy Mind não os esquecemos e, numa altura em que ainda se fazem balanços sobre o que se passou em 2014, queremos destacar os vários títulos de Campeão do Mundo que fizeram subir mais alto a bandeira nacional e ecoar “A Portuguesa”.

Posto isto, sabia que em 2014 tivemos 21 Campeões do Mundo individuais? E que há várias representantes femininas, uma das quais sobre rodas? E que muitos dos títulos foram obtidos com as ondas como pano de fundo? E que há vários medalhados com ouro com diferentes níveis de deficiência? Pois é… se inicialmente pensava que chegava um texto para os apresentar, cheguei à conclusão de que tenho que dividir o tema em duas partes, hoje debruçando-me no mundo das rodas e mergulhando no mar, deixando as restantes realidades para a próxima edição.

Fotos: Rita Vieira (ABTFOTO), Ivo Oliveira (oficial), Pedro Mais (oficial) e José Souto (Raniero Corbelletti FPP)
Começando pelas rodas com motor e ao contrário do que se possa pensar, foi uma senhora, de seu nome Rita Vieira, quem alcançou um duplo título de Campeã do Mundo de Bajas Todo-o-Terreno em motos, na categoria Feminina e também na Junior Cup. Abdicando de motor e contando apenas com a força de pernas e uma boa preparação física, Ivo Oliveira obteve, na Coreia do Sul, o título mundial de Ciclismo de Perseguição na categoria de Juniores, juntando-o ao de Campeão Europeu, antes assegurado em solo luso. Já o jovem Pedro Maia (conta 55 anos) é o Campeão do Mundo das 24 Horas em BTT Solitário (escalão 55-59 anos), depois de vencer a atribulada corrida-maratona disputada na Escócia. No polo oposto – tem apenas 18 anos – e rodopiando sobre quatro rodas, José Souto sagrou-se Campeão do Mundo Júnior de Patinagem Artística, na vertente de Solo Dance, em Reus (Espanha). 

Mas houve mais ao longo do ano findo. Defrontando as ondas, Teresa Almeida trouxe para Portugal o título mundial de Bodyboard Feminino, conquistado em Iquique (Chile), enquanto Diogo Câmara sagrou-se Campeão do Mundo em Slalom (Classe 5) no Campeonato de Formula Futuro (motonáutica) em Duisburg (Alemanha). Vasco Ribeiro venceu o Mundial de Juniores em Surf, na praia de Ribeira D'Ilhas (Ericeira).

Fotos: Teresa Almeida (oficial), Diogo Câmara (Jornal das Caldas) e Vasco Ribeiro (oficial)
Fotos: João Cordeiro (CM Loulé), Joaquim Moio e João Grosso (Federação Portuguesa de Pesca Desportiva) e José Freitas (Federação Portuguesa de Natação)
Em França, João Cordeiro mostrou-se o melhor no Campeonato das Nações de Surfcasting, modalidade de pesca desportiva em praia, em mar revolto, enquanto em Padilla (México), foram Joaquim Moio e João Grosso a sagrarem-se Campeões do Mundo de Pesca ao Achigã, espécie aquática de água doce. Ainda em meio aquático, destaque para José Freitas, que conquistou a medalha de ouro nos 200 metros livres do Campeonato do Mundo de Masters, que se disputou em Montreal (Canadá), alcançando um novo recorde nacional. 

Destaque-se, ainda, outro desporto em que se recorre às “celulazinhas cinzentas”, expressão tão do agrado de Hercule Poirot, um dos personagens mais famosos do mundo no domínio da literatura policial da autora Agatha Christie. Isto porque dois alunos portugueses – Sebastião Mateus (3º ano) e João Bento (6º ano) – conquistaram o 1º lugar no Campeonato Internacional de Cálculo Mental superTmatik, nos níveis 2 e 4, respectivamente.

Imagem: Eudactica

Trata-se de uma competição anual ‘online’ de resolução de 15 expressões numéricas em tempo recorde e que, na edição 2014/15, envolveu cerca de 256.000 alunos de 61 países. O Sebastião completou as do seu escalão em 43,17 segundos e o João as suas em 42,5 segundos. Fantástico!!! 

E pronto! Deixo os meus sinceros parabéns a todos os galardoados acima e convido-o a conhecer os restantes “Nossos Campeões do Mundo” na próxima edição do Trendy Wheels, a publicar ainda esta semana no seu blog Trendy Mind. 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: