Onze Artes Numa Montra


O que têm em comum os músicos da Lisbon Film Orchestra, alunos da Faculdade de Belas Artes (Universidade de Lisboa), a voz da rádio e da TV Joana Cruz, o apresentador e actor Pedro Fernandes, os bailarinos Led & Mirror Dancers ou mesmo a comunidade Urban Sketchers Portugal? Para além de todos defenderem uma determinada vertente das artes, também todos já passaram pela MONTRA – Mostra de Artes by Peugeot City, um inovador espaço cultural de 160 m2 que nasceu em Lisboa, no nº 32B da Avenida da República.




Neste momento ali estão expostos os trabalhos da comunidade Urban Sketchers Portugal, no âmbito da exposição “BD em Diários Gráficos”, a quem se desafiou desenhar aquela artéria e a sua envolvência tendo como base técnica o desenho em Banda Desenhada. Foram mais de 40 os participantes que deram asas às suas criações, numa exposição que pode ser visitada até ao próximo dia 15. 

Note-se que este é o 6º evento de um ano em que a Peugeot e a Santogal Lisboa se uniram na homenagem às Artes, depois de converterem o stand da marca numa autêntica galeria de eventos culturais, em constante renovação e evolução de conteúdos.


Em Março, a Lisbon Film Orchestra ali fez um elogio à Música e ao Cinema, interpretando os temas de bandas sonoras cinematográficas como “O Padrinho”, “Mamma Mia”, “West Side Story” ou "Gladiador”, entre outras. Veja aqui um resumo:



Seguiu-se, em Julho, a Pintura e Escultura, com a exposição das seis melhores interpretações de uma peça “Art Toys” – no caso o Leão, mascote e assinatura da marca francesa – escolhidas a partir de um concurso de criatividade para Alunos da Faculdade de Belas Artes (UL). Os vencedores Ana Rocha, Sara Ribeiro e José Gonçalves (em cima na foto) e André Domingos, Stéphanie Oliveira e Cátia Ferraria (em baixo), tiveram os seus trabalhos ali expostos até final de Agosto.


Pelo meio realizaram-se duas sessões – o sucesso junto do público assim o exigiu – dedicadas ao Teatro e à Literatura, onde Joana Cruz e Pedro Fernandes fizeram uma (re)interpretação bem humorada de obras como “Frei Luís de Sousa”, “Os Lusíadas” ou “Memorial do Convento”. Algo que poderá (re)ver aqui:


No final de Setembro o espaço engalanou-se para a Dança, iluminada pela performance do grupo Led & Mirror Dancers, numa actuação que recorreu a LEDs e espelhos. Uma conjugação perfeita com músicas como “Gunshot”, da cantora Lykke Li, que assina a banda sonora da campanha de lançamento do novo 108, citadino ultra-personalizável da Peugeot.




Terminada a actual mostra dedicada à Banda Desenhada, seguem-se os dois últimos eventos do ano, o primeiro dedicado aos Jogos Electrónicos e outro de Arte Digital

Então… e a Fotografia? Os mais atentos terão notado esta falta de comparência, pois acima ‘apenas’ se mencionam 10 das 11 artes que constam do alinhamento mais consensual definido para estas manifestações artísticas. Tal resolve-se – em parte – com a visitar ao FlickR da Peugeot Portugal onde se encontram centenas de exemplares das ditas, dos eventos já realizados, incluindo as usadas para ilustrar este texto. 

Para mais informações deverá consultar a página do espaço Peugeot City, aberto ao público de 2ª a 6ª Feira das 10h00 às 20h00 e também ao Sábado, mas com fecho às 19h00.

Imagens: Peugeot Portugal (Peugeot City)


Uma palavra final para os meus co-bloggers Ana Moreira (Trendy Art), Cheila Adelino (Trendy Pages) e Bruno Neves (Trendy Music) que – espero – não se sintam invadidos por esta incursão das ‘minhas’ rodas em searas alheias. 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

1 comentário:

carla disse...

Olá José Pinheiro,
Em primeiro lugar, muito obrigada pelo resumo tao bem feito à nossa MONTRA.
Quanto à Fotografia será no mês da Arte Digital: Fotografia e Arte Digital.

aguarde pelas novidades!

Carla