Dançando no Trânsito


Ainda refeito do toque matinal do despertador, Alex – nome fictício e que também podia ser Frederico, Sara, Pedro, Maria, João, ou qualquer outro – já havia apanhado um autocarro de casa até à estação, depois o comboio para Lisboa e, uma vez ali, a linha de Metro que liga o Cais do Sodré ao Rossio, quando se viu frente a uma situação no mínimo inesperada: o sinal vermelho de peões estava a mexer-se, numa animada coreografia!

Imagens: Smart / #WhatAreYouFor
“WTF?” – expressou surpreendido, numa interjeição tão em voga na camada jovem e que, em português, se traduz em qualquer coisa como “mas o que raio é isto?”, numa tradução muuuuuuuuito ‘softcore’. O sinal de trânsito – não tanto a peça física, mas o bonequinho vermelho que nele surge e proíbe os peões de atravessar a passadeira – estava a dançar, ali, mesmo à sua frente, em plena hora de ponta, naquela praça lisboeta! Eis o que o Alex e centenas de outras pessoas, entre locais e turistas, viram naquele dia de Verão, em plena praça central lisboeta!



“Que cena marada… o melhor é voltar para a cama…” – rabujava, olhando em redor, meio na dúvida se era uma partida do seu cérebro ou se estava num programa de apanhados. Pois… nem uma nem outra! Tratava-se, sim, de uma acção de sensibilização da responsabilidade da smart, com vista a tornar as cidades mais seguras. Um modo de entretenimento dos peões enquanto estes aguardavam pelo sinal verde, autorizando-os a atravessar a passadeira, em vez de o fazerem ainda com o bonequinho vermelho, que proíbe – mas não impede – a tal prática, infelizmente tão recorrente.

Um “sinal de trânsito dançante” que, afinal, mais não era do que uma recriação de movimentos reais de várias pessoas de carne e osso, que se alternavam no interior de uma estrutura montada nas imediações, quais ‘entertainers’ virtuais de quem passava naquela praça alfacinha. Aqui está o respectivo ‘Making Of’, em que se demonstra com mais detalhe todo o conceito:



Acrescente-se que este inspirado anúncio é parte da campanha #WhatAreYouFor da marca do grupo alemão Daimler AG, que coloca em destaque a sua dedicação para com as questões relacionadas com a segurança, no dia-a-dia da mobilidade urbana.

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro


Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: