Novidades Literárias


Queridos leitores, parece que o mau tempo veio para ficar e já começa a apetecer a mantinha, a lareira, um chá quentinho e um bom livro para ler. E não é que as quatro coisas juntas proporcionam um momento maravilhoso de relaxamento? A pensar nestes dias, o Trendy Pages traz-vos algumas sugestões de leitura. Portanto, acendam a lareira, preparem o chá, desliguem o telemóvel e provem estas novidades. 


Amálgama, de Rubem Fonseca 

Páginas: 144
Editor: Sextante Editora
ISBN: 9789896761202




Um assassino de anões que reflete sobre o amor; um homem que mata gatos e cães mas tem pudor em proferir palavras torpes; um rapaz que odeia gente má e usa a sua bicicleta como instrumento da justiça; vários escritores frustrados. No mais recente livro de Rubem Fonseca, os contos e alguns poemas - pungentes, intrigantes, secos como um soco - perambulam pela cidade.



·

Nós, David Nicholls

Páginas: 416
Editor: Jacarandá Editora
ISBN: 9789898752161

«Alegrava-me a expectativa de envelhecermos juntos. Tu e eu, a envelhecermos e a morremos juntos.»

«Douglas, porque havia alguém no seu juízo perfeito de se alegrar com tal coisa?»

Douglas Petersen compreende a necessidade da sua mulher de se «redescobrir a si própria» agora que o filho vai sair de casa. Estava apenas convencido era de que se iriam redescobrir juntos. Por isso, quando Connie anuncia que também se vai embora, ele resolve transformar as últimas férias em família na viagem das suas vidas: uma viagem que irá reaproximar os três e conquistar o respeito do filho. Uma viagem que irá fazer com que Connie volte a apaixonar-se por ele. As reservas estão feitas, os bilhetes comprados e o itinerário planeado com uma precisão cirúrgica. O que poderá correr mal?

Uma ideia de Felicidade, Luis Sepúlveda e Carlo Petrônio

Páginas: 120
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720047038

Mais ou menos meio segundo. É o tempo que um motor de busca demora a devolver-nos uma resposta - cerca de cento e trinta mil ocorrências (em português) ao pesquisarmos «uma ideia de felicidade».

E, no entanto, a busca da felicidade não é, de todo, imediata. Alcançá-la é uma tarefa morosa, pausada, lenta. Quase tão lenta como a marcha de um caracol…

Carlo Petrini, o fundador do movimento Slow Food, parte dessa mesma ideia para propor a Luis Sepúlveda, autor do livro História de um Caracol que Descobriu a Importância da Lentidão, uma conversa tranquila onde se interligam memórias, experiências e reflexões sobre o que é a felicidade e como conquistá-la...

De um extremo ao outro da Terra, por entre histórias de grandes líderes e de heróis do quotidiano - e, posteriormente, como guias das suas próprias ideias-base para uma vida feliz - Petrini e Sepúlveda orientam-nos numa busca pelo direito ao prazer que é hoje o mais revolucionário, democrático e necessário dos objetivos do Homem.

O Rei Pálido, David Foster Wallace

Páginas: 648
Editor: Quetzal
ISBN: 9789897221910

O aborrecimento. Se há alguém capaz de escrever um grande romance sobre este tema é certamente David Foster Wallace: o aborrecimento e os seus efeitos sobre o espírito.

Em A Piada Infinita, explorava o entretenimento e o prazer - que obliteram a dor; aqui, em O Rei Pálido, Wallace leva até às últimas consequências a observação e o estudo da tristeza, da monotonia, do tédio. E, para isso, não poderá haver ambiente mais natural e propício do que a Autoridade Tributária, um centro regional de processamento de IRS algures no Midwest. O Rei Pálido foi publicado postumamente e editado a partir dos manuscritos encontrados - doze capítulos prontos e outros ainda em construção -, seguindo-se as anotações do autor ou apenas a lógica interna do texto. A crítica Michiko Kakutani considera este trabalho de Wallace o mais imediato em termos emocionais, e aquele em que o autor se relaciona mais intimamente com a sua dificuldade em navegar a vida de todos os dias. David Foster Wallace numa das notas que deixou afirma:

«A felicidade - uma combinação de alegria + gratidão, a cada segundo que passa, pela dádiva de estarmos vivos, conscientes - encontra-se do outro lado de um aborrecimento absolutamente aniquilador. Prestem toda a atenção à coisa mais entediante que forem capazes de descobrir (declarações fiscais, golfe na televisão) e vão ser inundados por ondas de um aborrecimento como nunca sentiram e que vos vai praticamente matar. Mas, se conseguirem sobreviver a isso, será como passar do preto e branco para a cor. Como água depois de vários dias no deserto. Uma felicidade constante em cada átomo.»

Memórias do Silêncio - As vidas das crianças que sobreviveram escondidas ao holocausto, R.D. Rosen 

Páginas: 304
Editor: Vogais
ISBN: 9789896683092

A história verídica e impactante das crianças que sobreviveram, em silêncio, ao Holocausto.

Através dos testemunhos reais de três meninas judias — Sophie, Flora e Carla —, Richard D. Rosen, transporta-nos para a dura e tocante realidade daquela que é, para muitos, a página mais negra da história da Humanidade.

Sophie, que sobreviveu ao extermínio nazi graças a uma identidade falsa, durante anos acreditou que era católica e antissemita. Esta mentira, alimentada pela mãe para sua proteção, tornou-se o seu passaporte para a vida. Tornou-se oncologista nos EUA.

Flora, órfã vítima do genocídio, foi entregue aos cuidados de freiras católicas e andou de família em família, sem nunca conhecer ao certo as suas origens. Depois de ter sido adotada, chegou aos EUA em 1959, onde se tornou psicóloga.

Carla, que passou a sua infância escondida em sótãos e divisões dissimuladas, carrega a culpa de ter sobrevivido, sabendo que um terço das crianças judias desse tempo não tiveram a mesma sorte. Já nos EUA, tornou-se terapeuta.

Este livro é mais do que um relato histórico dos horrores do Holocausto. É um tributo a milhares de crianças assassinadas e uma homenagem a todas as que escaparam, conseguindo reconstruir as suas vidas e recuperar das suas infâncias traumáticas… mesmo sem nunca as esquecerem.

Atlas Histórico dos Maiores Heróis e Vilões, Howard Watson 

Páginas: 224
Editor: Texto Editores
ISBN: 9789724746913

Uma fascinante galeria cronológica das 50 mais heróicas ou famigeradas figuras da História, de Calígula a Gandhi e de Átila, o Huno, a Madre Teresa de Calcutá.

Os bons, os maus e os verdadeiramente perversos de todos os continentes e épocas, da Antiguidade aos nossos dias.

Os indivíduos e os seus actos são apresentados no respectivo contexto histórico em mapas rigorosos e dinâmicos.

Ilustrações e retratos históricos, juntamente com fotografias a cores, dão vida aos feitos de cada figura.

Uma Menina Está Perdida no Seu Século à Procura do Pai, Gonçalo M. Tavares

Páginas: 200
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720046987

- E vocês? De onde vêm?
Tentei explicar-lhe que não era um homem falador. Gosto de ouvir, disse-lhe, não tenho muito para dizer.
Ele perguntou, virado para Hanna:
- Como te chamas?
Hanna respondeu. Ele não percebeu. Hanna repetiu, ele continuou sem perceber. Eu repeti:
- Chama-se Hanna.
- Hanna - disse Fried. - Bom.
- Que idade tens?
- Catorze - respondeu, e agora percebeu-se.
Fried sorriu para ela, simpaticamente. Ela disse:
- Olhos: pretos. Cabelo: castanho.
Eu disse: - Ela aprendeu assim.
Depois ela disse:
- Estou à procura do meu pai.
Fried sorriu, não disse nada.

A Vida Secreta dos Livros, Santiago Posteguillo

Páginas: 232
Editor: Clube do Autor
ISBN: 9789897241703

Quem escreveu de facto as obras de Shakespeare? Quem era o escritor que incomodava a Gestapo?

Que autor conseguiu ludibriar o Índice de Livros Proibidos da Inquisição? Que livro inquietou os serviços secretos soviéticos? Estes e outros enigmas literários encontram resposta nas páginas deste livro, uma viagem no tempo através da história da literatura universal.

Entusiasmante e original, A vida secreta dos livros revela os mistérios e os pormenores menos conhecidos por trás da génese de alguns dos maiores clássicos de sempre. Escrito por um professor e apaixonado pela literatura, esta obra é uma homenagem aos grandes autores e ao maravilhoso mundo dos livros. Uma leitura para todos os que gostam dos livros - e não só!

Última Semana, Hugo Williams

Páginas: 128
Editor: Tinta da China
ISBN: 9789896712365

Presente Contínuo

Bem, ainda sou
o guardião oficial da tua casa.
Que já não é a nossa casa,
e não é o mesmo sítio que esperávamos encontrar
quando regressássemos.

Os nossos haveres estão espalhados,
abandonados, por todo o lado:
estes livros, estes vestidos cobertos de celofane.

Não toquei
nos teus sacos de compras à entrada
e cinquenta pares de sapatos
ainda estão à janela e nas escadas.
Assim mudou a moda nos teus anos comigo.



Sem comentários: