Lisboa Open House - 3.ª Edição


Lisboa de portas abertas 

"Ver, e dar a ver, abrindo portas ao que existe de arquitectura contemporânea, de autor e de tantas épocas diferentes do passado, os clássicos. Pretende-se dar oportunidade de conhecer oito séculos desta cidade encantatória e colorida, apoiada numa topografia acidentada que esconde lugares surpreendentes."

Fernando Sanchez Salvador

A iniciativa organizada pela Trienal de Arquitectura insere-se numa rede mundial, a Open House Worldwide. Acolhida por cidades como Londres, Nova Iorque ou Buenos Aires com o objectivo de dar a conhecer espaços de valor arquitectónico e cultural de referência a um público alargado. Este mês foi a terceira edição em Lisboa.

Um evento para o público que permite dar a conhecer do valor do património edificado a partir de visitas e percursos apresentados pelos próprios autores ou por uma equipa de voluntários. A 3º edição decorreu no fim de semana de 11 e 12 de Outubro. Foram 70 espaços abertos ao público em toda a Cidade de Lisboa, todos são gratuitos, e mais uma vez não falhei… e recomendo que da próxima para quem ainda não o fez, abram o mapa e escolham os pontos que mais querem conhecer, arquitectos e não arquitectos é um evento interessante para todos e que garantidamente vos dará outros olhos de entender o papel decisivo da arquitectura na vida dos cidadãos. 

Deixo-vos algumas das minhas melhores fotos do evento desta edição.

Terminal Fluvial –Terreiro do Paço
Cottinelli Telmo / Atelier Daciano da Costa

Atelier Francisco Aires Mateus

Atelier Francisco Aires Mateus

Reabilitação na Baixa – Casca Atelier

Apartamento no Master Plan de Entrecampos – Promontório 

Sem comentários: