Interpretação dos Sonhos Eróticos


Muitos sonhos podem ter simbologia erótica, mas não um significado sexual.



O sonho ajuda a psique a compensar, equilibrar e a realizar desejos inconscientes. Estas três funções do sonho também são aplicadas aos sonhos eróticos, que podem ser prazerosos ou assustadores, dependendo de com quem se divide a cama. Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, os sonhos eróticos não significam, necessariamente, um desejo sexual subconsciente.

Enquanto sonhamos o nosso inconsciente está livre de tabus e de censuras internas. Geralmente, os sonhos trazem aquilo que se viveu no passado, mas não se soube lidar, e a sua interpretação depende muito do momento que a pessoa está a viver.

Para o antropólogo Darrell Champlin, autor de "O Portal dos Sonhos – A Fantástica Viagem da Mente Além do Limiar do Sono" (Ed. Publisher), muitos sonhos podem ter simbologia erótica, mas não um significado sexual. "Mesmo se houver sexualidade envolvida, eles simbolizam outras áreas da vida", afirma. "Inquietações são parte do conteúdo dos sonhos, pois elas podem trazer algum tipo de revelação sobre como lidar com um problema específico que estamos tendo", diz.

Apesar de não haver fórmulas para decifrar os sonhos, muitas das interpretações levam-nos a perceber que são avisos para a nossa vida: problemas ou alegrias, quer no plano amoroso ou profissional. Veja algumas interpretações possíveis dos sonhos eróticos:

COM O/A"EX"

Sonhar que teve uma noite de sexo com o "ex" ou a "ex" não é certeza de saudade ou desejo por essa pessoa. Pode apenas significar que sente falta de alguma característica dela.


COM O CHEFE

Sonhar com o chefe pode mostrar como lida com a autoridade, revelar um desejo pelo cargo que ele ocupa ou demonstrar carência, projetada em alguém que admira (que, por acaso, é ele). Pensar que você pode estar apaixonado só porque teve um sonho erótico é um erro. Você pode querer alguém atencioso e educado e, ao se deparar com um chefe assim, sonha com ele.


COM UM COLEGA DE TRABALHO

É possível que esteja a associar a atenção que esse colega lhe dá com uma necessidade sexual. Pondere até que ponto essa pessoa realmente a atrai ou se apenas está encantada pela sua cordialidade.


COM ALGUÉM DO MESMO SEXO

Ter um sonho erótico com alguém do mesmo sexo, sendo que você não tem essa prática na vida real, não é sinónimo de desejo homossexual. Pode significar que está a passar por um conflito profundo, representado nos sonhos pela sexualidade. Se não é homossexual, analise o que está a fazer no dia-a-dia que o incomoda, seja no trabalho ou no amor.


COM UM DESCONHECIDO

Sonhar que tem relações sexuais com um desconhecido pode significar que deseja algo novo. Este sonho pode ser a manifestação da necessidade de viver coisas novas e correr riscos, até mesmo profissionais.


COM UM FAMILIAR PRÓXIMO

Está entre os sonhos eróticos mais perturbadores e costuma provocar nojo em quem o teve. Pode indicar que a pessoa está numa relação, amorosa ou no trabalho, que a faz sentir-se mal ou enojada. Há ainda a possibilidade de que a pessoa tenha admiração por esse familiar, sem qualquer desejo oculto.


RELAÇÕES SEXUAIS COM UMA CELEBRIDADE

Significa que tem vivido muito na fantasia e deseja algo que não está ao seu alcance.


SEXO À FORÇA

Sonhar que está a ser forçado a fazer sexo, pode indicar que algo o está a agredir no dia-a-dia e sente que não tem condições para reagir. Geralmente, não é um sonho erótico mas sim um trauma. Sinal de que se sente forçado a fazer coisas que não quer ou que está em lugares onde não gostaria de estar.


SEXO EM GRUPO

Geralmente, cada pessoa que contracena consigo nesse sonho é uma representação da sua própria vida, por isso, cada um que participa do sexo grupal pode contar algo importante da sua história. É preciso analisar os personagens e quais os sentimentos que estes lhe despertaram. Se a experiência vivida no sonho é de excitação, pode significar que deseja aprofundar mais a experiência sexual.


SEXO EM PÚBLICO

Os sonhos de sexo em público podem ter uma função compensatória. Pode ocorrer em pessoas que se sentem amarradas a algo mas que desejam arriscar.


APANHADOS EM FLAGRANTE

Pode significar que está a ultrapassar uma crise sexual, pois tem dificuldade em mostrar livremente os seus desejos mais íntimos.


SEXO INTERROMPIDO POR ALGUÉM

Se está numa fase da sua vida em que acredita que pode conquistar algum objetivo, tende a ter sonhos com orgasmo. Por isso, as interrupções são um sinal de que não está a conseguir chegar onde gostaria. O clímax interrompido é símbolo de uma decepção ou frustração. Quando este tipo de sonhos é recorrente, pode estar associado a sentimentos de culpa. Por isso, é frequente entre aqueles que têm relações extraconjugais. Nesse caso, a sensação ao acordar é a de ter sido "apanhado".


OUTROS SIGNIFICADOS DOS SONHOS ERÓTICOS
  1. Sonhar que está a beijar as costas do seu parceiro(a): tenha muita atenção, porque alguém vai tentar enganá-lo(a).
  2. Beijo no rosto: sucesso no amor. 
  3. Zangas entre namorados: sinal que o amor de ambos é correspondido.
  4. Ciúmes do namorado(a): representa que se está zangado(a) com alguém, tudo se vai resolver.
  5. Receber aliança da pessoa amada: significa que vai ter momentos de muita paixão com o seu par.
  6. Traição da cara--metade: obstáculos e infelicidade na sua vida.
  7. Sonhar com o ex-namorado(a): espera-o muito êxito nos negócios e muito sucesso entre o sexo oposto.

Sem comentários: