DO SONHO À REALIDADE


Terrafugia e Water Car são duas marcas que não dirão grande coisa ao comum dos mortais, mas elas são o tema desta semana do vosso Trendy Wheels. Trata-se de duas alternativas – quase irreais – para umas férias bem passadas, permitindo ambas soluções de mobilidade para um duplo ambiente, sendo que a primeira delas transita da terra para o ar e a segunda do solo para a água. E não são precisos grandes preparativos, como a seguir explico!


Começando pela Terrafugia, trata-se de uma empresa detentora das licenças de produção de veículos alternativos como o TF-X, pretendendo-se este como uma proposta prática que vai ao encontro do sonho de muitos, de se fazerem transportar num automóvel… voador! Os seus criadores salientam os aspectos de segurança, dizendo ser maior do que a condução de um moderno automóvel, podendo evitar tráfego (terrestre e aéreo), zonas de condições meteorológicas adversas, enquanto diminui o tempo de ligação entre dois pontos. O próprio sistema de segurança do modelo permite aterrá-lo em modo automático – fá-lo na vertical – num qualquer espaço com determinadas características, enquanto o utilizador pode saltar de pára-quedas se vir que a coisa dá para o torto! Ui… ffff…fantástico… ou talvez não!

Fotos: Water Car

Dizem também ser de fácil aprendizagem a sua condução, já que em quaisquer cinco horas um condutor normal aprende a levantar e aterrar na vertical e a voar com ele, seja em modo manual ou automático. Pode levar consigo até mais três corajosos passageiros/aventureiros, em percursos não superiores a 500 milhas (cerca de 800 km) e pode ser estacionado numa convencional garagem.
Agora um senão… ou melhor, dois! O desenvolvimento do produto pode levar entre 8 a 12 anos e o seu preço será consideravelmente superior ao de um automóvel, dadas as características e materiais utilizados na concepção deste 2-em-1! Mas, se a sua carteira tiver alguns milhares de dólares a mais, quem sabe não será um dos primeiros a tê-lo lá para 2020…
Veja aqui o vídeo que exemplifica esta visão de futuro dos transportes:


Bem mais acessível e já disponível está o Panther, da Water Car, pela módica quantia de 126.000 dólares norte-americanos na sua versão mais simplista, denominada Turnkey Minus, ou 155.000 na versão mais equipada Complete Custom (de 94.000 a 115.000 euros).

Bem… passando este primeiro semi-susto, vamos a outro: o da transição do Panther entre o meio terrestre e o aquático, que faz… de rompante! Este pequeno jipe, semelhante a tantos outros, conta a particularidade de passar de um meio para o outro a uma velocidade considerável – maior da terra para a água do que o inverso, mas ainda assim… – encolhendo e esticando as rodas, ao sabor das necessidades!
Fotos: Water Car



Um parceiro ideal para uma ida à praia já que não o temos de estacionar na outra ponta de um parque já repleto, acartar com a tralha toda que se leva para a dita – geleiras, mochilas, chapéu-de-sol, corta-vento, toalhas e afins (aqui aquelas cenas de encher que os gaiatos tanto gostam) – e arranjar um lugar no meio do povo todo que se lembrou que “Yeaaaaaaahhhhh!!!! Chegou o Verão!!!” Será?!?! 

Este ‘bichinho’ já pode ser conduzido em alguns estados norte-americanos e levado para determinadas praias ou zonas costeiras, de imediato conquistando a atenção das meninas – e também dos meninos – que não se coíbem de deixar os seus parceiros/as e entrar com os/as atraentes desconhecidos/as para a dita viatura, iniciando uma viagem plena de adrenalina. A bordo permitem-se actividades pesqueiras, de desportos aquáticas e outras resultantes da diminuta quantidade de pano dos calções, sungas e biquínis dos viajantes (aqui cada um que tire as suas conclusões). 

Para uma ideia mais exacta do potencial deste veículo de dupla acção, convido-os a ver o respectivo vídeo de promoção.



Então? Que tal? Já a imaginar-se a viajar, rumo ao infinito e… Posto isto, é só escolher e, independentemente da opção que façam, desejo a todos os meus leitores uma excelentes férias!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro



Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

1 comentário:

Anónimo disse...

Panther com motor Honda!! ;)
Ana