Anti Cancro


Olááááá!! Hoje viro-me para uma área que ainda não abordei aqui nas rubricas mas que não deixa de ser muito importante. Hoje celebra-se o dia Mundial da Saúde e existem livros que nos ajudam imenso neste campo. O livro que vos trago é o “Anticancro”, de David Servan-Schreiber.

Ofereci-o a alguém muito importante para mim numa altura em que este livro acabou por ser uma grande ajuda, ou pelo menos gosto de pensar que assim foi.

J David Servan-Schreiber era um neuropsiquiatra que descobriu um tumor agressivo no cérebro aos 31 anos e recebeu um prognóstico assustador: dificilmente sobreviveria mais do que seis meses. No entanto, sobreviveu por mais 19 anos, estudou intensivamente para descobrir como poderia contribuir para a própria cura e criou um programa anticancro baseado em evidências científicas. E este estudo resultou neste livro que, anos mais tarde, o ajudou a fortalecer o seu organismo para superar uma recaída. 

Foi um livro que me foi surpreendendo durante toda a leitura porque sendo de um neurocientista podia ter uma escrita demasiado técnica e difícil de compreender, mas o mais admirável é que tem uma leitura muito acessível, não deixa de ser técnica, mas o autor faz questão de o tornar compreensível ao mais comum dos leitores o que o torna cativante e extremamente interessante. 

Surpreendeu-me também pela variedade do conteúdo pois encontramos desde exercícios físicos recomendados, informações sobre os riscos quanto ao uso do telemóvel e como evitá-los; as toxinas presentes em plásticos, produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza; recomendações sobre a ingestão de bebidas como vinho tinto e chá verde, além das propriedades anticancro dos alimentos, incluindo estudos sobre o azeite, os cogumelos, as frutas com caroço e os cogumelos. Há também informações sobre o efeito de técnicas de relaxamento e das amizades sobre o equilíbrio entre mente e corpo e até entraves políticos e económicos que condicionam a prevenção da população contra o cancro. 

No geral David Servan-Schreiber acreditava que era possível prevenir ou lutar contra o cancro graças às nossas defesas naturais, que podem ser melhoradas através do nosso estilo de vida. Enganem-se aqueles que, induzidos pelo título, pensem que este livro é só para quem sofre de cancro. Não, de todo. Acima de tudo Anti Cancro é uma obra que nos mostra as capacidades do ser humano, assumindo-se como um guia útil não só para quem já enfrentou um cancro, mas também para qualquer pessoa que se preocupe com o seu bem estar e queira manter um estilo de vida saudável. 

Deixo-vos uma entrevista elucidativa e muito interessante feita ao autor. Leiam o livro, ofereçam às pessoas de quem gostam e com quem se preocupam. Espalhem muita saúde e boas leituras!





Sem comentários: