POLICIAIS COM ESTILO


Há uma certa diferença entre um “amigo do alheio” ou um “acelera” ser apanhado por uma normal viatura policial, com algumas dezenas de anos de leais mas estafados serviços, ou sê-lo pela dupla que segue a bordo de um novíssimo super-desportivo, situação que quase dá uma nota de elevado estilo ‘hollywoodesco’ ao momento da detenção! 

As forças policiais internacionais parecem contar com orçamentos milionários, não se coibindo de equipar as frotas com modelos que custam vários milhares de euros. A marca de eleição é nada mais do que a italiana Lamborghini, sendo vários os países que já contemplam, pelo menos uma unidade, nas suas patrulhas de estrada. 

O exemplo mais recente vem do emirado do Dubai, com a compra por parte da polícia local de um Lamborghini Aventator, que se junta a uns não menos dispendiosos Ferrari FF e Chevrolet Camaro na patrulha dos locais turísticos daquelas paragens. Num paraíso petrolífero em que o automóvel comum é um topo-de-gama em Portugal, há que equipar as forças com ‘rodas’ capazes de apanhar os mais destemidos fora-da-lei, pelo que nada melhor do que contar com viaturas que, num piscar de olhos, atingem os 100 km/h!


Mas não é só nos países árabes que se encontram estas jóias da indústria automóvel italiana, travestidas de veículos de intervenção imediata. São conhecidos os Gallardo da Polizia italiana ou os novos Murcielago da polícia britânica (que também tem modelos da Lotus e afins na frota) e da Coreia do Sul, também excelentemente equipada com “le crème de la crème” e ultimamente em alerta máximo em face de um eventual disparate bélico dos seus ‘vizinhos de cima’.


Noutro patamar, a mais pacata Suécia mantém-se fiel aos mais sóbrios valores nacionais, disponibilizando modelos da Volvo à sua Polis, mas já a Alemanha tem diverso produto interno da Porsche, Mercedes e BMW (em tudo idênticos ao da série “Alerta Cobra” que passa no AXN) para os seus Polizei, tal como o Japão, que dá às suas patrulhas muitos Nissan Skyline GTR para a defesa da lei e da ordem das várias ilhas no Pacífico. Até a Bulgária tem pelo menos um Porsche Cabrio ao serviço da ordem pública!


Do lado oposto desse oceano, traduzindo em realidade o que vemos nas séries de TV norte-americanas do nosso imaginário, há verdadeiras peças de colecção, quase todas da “prata da casa” dos maiores construtores norte-americanos. Se no pequeno ecrã nos deliciamos com perseguições – mais ou menos conseguidas – do Chevrolet Camaro usado no “Hawai - Força Especial” (série que passa na Fox), ou mesmo do eterno Kitt, da série “Knight Rider – O Justiceiro” (seja o original Pontiac TransAm ou o Mustang Cobra do ‘remake’ mais recente, ambos dotados de vontade própria e capacidades sobre-humanas, que passa no MOV), os locais já não estranham a alternância entre os tradicionais carros policiais com outras “derivações em ré maior”, como as que a seguir se apresentam.


“Uffff!!! Pernas para que vos quero!!!” – assumo que digam, cada vez mais atónitos, os delinquentes dos vários países, dando inúmeras voltas à molécula para arranjar dois pares de ‘rodas’ que, pelo menos, dêem alguma luta às autoridades locais! 

Já por cá a realidade é outra devido às diferenças orçamentais, que impedem a ideal atribuição de verbas para equipar, pelo menos de modo aproximado, quem zela por nós, cidadãos. No máximo, temos ao serviço alguns mais ‘civilizados’ Skoda e Toyota com o verde da GNR-BT, e os ‘azuis’ da PSP (mesmo que com erros de acentuação, pois na maioria falta ‘algo’ na letra “i” da palavra “Polícia”), entre Mitsubishi, Fiat e VW, incluindo os veículos atribuídos ao projecto “Escola Segura”.


Um lote que também contempla veículos descaracterizados, como os desconhecidos (ou talvez nem tanto…) Subaru Impreza, Seat Leon ou VW Scirocco ‘chipados’, alguns com aspecto ‘tuning’, mais ou menos disfarçados mas dotados dos sempre desagradáveis radares de velocidade. Noutro patamar, é o facto de no final do ano passado a PSP ter recebido oito novos Nissan Leaf com motor eléctrico para integrar na sua frota, tornando-se numa da primeiras forças do género na Europa a incluir na frota automóveis eléctricos do construtor nipónico. Caracterizados como normais carros da Polícia, alguns foram integrados no programa “Escola Segura”, pois dadas as suas características, não são, nem de perto nem de longe, veículos de intervenção rápida, mas sempre dão um cunho ecológico àquela força.


E será que há um oposto? Pois… parece que sim, já que segundo o que circula na ‘net’, haverá um certo Lamborghini com as cores da GNR-BT de Aljezur. Só não sei se foi só para a foto de uma acção de charme ou se está mesmo no activo!


Quanto a mim, ainda não ‘tropecei’ nele e espero que os leitores do Trendy Mind também não tenham sido apanhados por este rápido “rasteirinho”. Lembre-se que a segurança na estrada começa por si e pela sua conduta ao volante!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: