Homes for the Homeless

Casulos anexados a edifícios proporcionam abrigo para moradores de rua no Reino Unido
Homes for the Homeless, de James Furzer do estúdio Spatial Design Architects vence o sexto concurso anual “Space for New Visions”.

Reconhecendo o problema da falta de habitação no Reino Unido, James Furzer focou-se em criar um espaço seguro para os sem-abrigo -Homes for the Homeless consiste em uma série de casulos que são anexados a edifícios existentes. Podendo ser usados tanto independentemente como em conjunto, formando uma comunidade de casulos que acolham as pessoas. Não fosse o abrigo a principal característica da arquitectura.

Projectados para um orçamento limitado, os materiais usados em cada casulo podem variar, permitindo que o custo final continue baixo e que a estrutura modular se mimetize ao edifício "hospedeiro". Por possuírem um carácter temporário, as instituições de caridade cuidariam da manutenção e disponibilidade dos abrigos.

Com a crise económica, o número de pessoas a viver na rua está cada vez maior. Acompanhado pelo sentimento de isolamento, o morador de rua tem uma expectativa média de vida de 47 anos e são 35 vezes mais propensos a cometerem suicídio. Insultados, assediados e atacados pelo público, é difícil para o sem-abrigo melhorar de situação. Neste sentido, Homes for the Homeless foi pensado para acolher o homem e responder a um problema social, uma nova visão.





Sem comentários: