Projecto do Ano

O edifício de Inovação, Ciência e Tecnologia de Santiago Calatrava na Universidade Politécnica da Flórida foi recentemente eleito o "Projeto do Ano" pela Engineering News-Record. A peça central da nova universidade, teve um masterplan também concebido por Calatrava, foi recentemente eleita a "Melhor Construção em Aço" pela AISC. 

"Educar, particularmente pessoas mais jovens, é uma das tarefas mais nobres que existe", disse Calatrava em resposta ao prêmio. "O edifício de Inovação, Ciência e Tecnologia busca ser uma ferramenta para alcançar o nível mais alto de educação para jovens". 

"Além disso, espero que este edifício seja visto, com o tempo, como um símbolo do espírito inovador da comunidade, um portal, e se torne um estímulo para a potente economia high-tech que está a crescer em Lakeland e Polk County na Flórida. Os importantes prêmios recebidos pelo projeto até agora reafirmam que, com sorte, pode ser este o caso." 

O edifício serve como principal edifício de salas de aula da Universidade, dispondo de 26 laboratórios de estudo, 11 laboratórios de pesquisa, 17 salas de reunião de grupos e mil metros quadrados de área comum. O projeto incorpora um terraço externo, sombreado por uma pérgola contínua, que serve como área de encontro, estudo e descanso. 

O exterior do edifício é dominado por dois elementos muito expressivos: a pérgola e a cobertura operável. A pérgola consiste em uma estrutura metálica leve que circunda todo o edifício, proporcionando espaços externos cobertos e reduzindo o ganho de calor solar do edifício em 30%. A cobertura operável, por sua vez, consiste numa série de brises solares ativados por controle hidráulico responsáveis pelo sombreamento da clarabóia do hall central. 

Fotos © Alan Karchmer para Santiago Calatrava








Sem comentários: