Quero saber quais os vossos conhecimentos gastronómicos e para isso desafio-vos para uma brincadeira: todos os meses vou fazer uma pergunta sobre culinária.
A 1ª pessoa a responder correctamente, ganha. E ganha o quê?! Perguntam vocês ! Pois o vencedor irá receber em sua casa um presente muito saboroso confeccionado por mim.
Respondam o que sabem e não tem piada se forem a Wikipédia! ...Desta forma irei ver em que nível estão para mais tarde fazermos uns Trendy Workshops! Que dizem?
O tema de Abril é: Sushi!
Quantos de nós não são viciados em sushi?
Outros quantos que só de pensar no salmão cru torcem o nariz?
O Sushi está de há uns anos para cá muito na moda, mas na verdade nem todos sabem qual é verdadeiramente a essência do Sushi...
A minha pergunta é: O que quer dizer Sushi?
Respondam com comentário em baixo e boa sorte!
8 comentários:
Sushi quer dizer azedo =)
significa "é azedo"
A tradução dos caracteres japoneses para Sushi é "conserva de peixe", em que o ingrediente principal é o bom arroz japonês temperado com vinagre de arroz e ao qual são adicionados pedaços de peixe. Assim em traços largos. Porque a amplitude do significado cultural gastronómico de sushi é tão grande como a quantidade de baba que me está a cair só de olhar para esse prato.... :P
Significa azedo/ácido, devido ao preparo do arroz utilizado no sushi, o shari, que recebe um tempero de sal, vinagre e açúcar, que confere o sabor ácido do sushi.
Sushi quer dizer: Se Umer Seixe Hru Invelhece!
O termo "sushi" vem de uma forma gramatical arcaica, não usada mais em outros contextos e significa, literalmente, "é azedo", num reflexo das suas raízes históricas de alimento fermentado
Estamos no bom caminho, as respostas são muito idênticas mas já há quem se destaque.
O passatempo encerra domingo as 24h.
Muitos apreciadores do sushi tradicional japonês rejeitam a inclusão no sushi de elementos não-tradicionais ou de fusão – como queijos, legumes, frutas ou molhos – com base no argumento de que estes escondem ou até eliminam o sabor a peixe.
Contudo, o elemento mais importante do sushi não é o peixe, é o arroz.
Pelo que, ao contrário do que alegam esses defensores do sushi tradicional, o principal defeito do sushi de fusão não é esconder (ou até eliminar) o peixe – é abafar o arroz.
Daí que para o mais conceituado sushiman português, Paulo Morais, entrevistado pelo jornal i, até seja aceitável que o sushi inclua ingredientes não-tradicionais ou de fusão, desde que se respeite o arroz e o faça sobressair – o que porém muitas vezes não sucede em Portugal:
“O arroz é o ponto mais importante [na preparação do sushi], é o que faz com que tudo o resto faça sentido – ou não. Hoje em dia em muitos restaurantes dá-se importância a outras coisas e esquece-se o arroz. O sushi é arroz avinagrado e a base é essa, mas muitas vezes sabe a tudo menos a isso. (…) Cada vez mais o sushi tornou-se desequilibrado, começou-se a dar importância aos aspectos menos importantes, a haver excesso de molhos, excesso de fritos, e perdeu-se a essência do que é bom e começou-se a acrescentar demasiados ingredientes. O peixe, os legumes e a fruta não devem fazer desaparecer o arroz, devem enaltecê-lo, e o que acontece em Portugal a maior parte das vezes não é isso. (…) Tem de haver equilíbrio em tudo. Na carta do meu restaurante, tenho sushi com queijo, fruta e molhos, mas tento equilibrá-los, sem desvirtuar a base.”
Meus caros(as),todas respostas corresponderam á verdade.
Houve wikipédia,sim,com a resposta que eu mais previa,mas na verdade houve uma que completou o verdadeiro significado do Sushi.
E o verdadeiro significado é: Arroz temperado.
Quem mais se salientou foi a Raquel Laureano,Parabens Raquel! Mas nao posso deixar de congratular a Méllane e a Silvia,pelo que haverá 1º,2º e 3º lugar respectivamente.
Peço que me enviem as vossas moradas para o meu e-mail e receberao os vossos presentes trendy food! Parabens!
trendyfood@trendymind.pt
Enviar um comentário