Fototerapia


Fototerapia para melhorar a qualidade do sono e bem-estar

A exposição à luz pode levar o nosso relógio biológico a adiantar ou a atrasar, isto é, pode afectar os nossos ciclos diários de vigília / sono.

Devido à invenção da lâmpada eléctrica no final do século XIX, hoje em dia estamos expostos a muito mais luz à noite. Esta tendência relativamente recente de exposição à luz é, muito provavelmente, responsável por perturbar os nossos padrões de sono. Assim, exposição à luz ao início da noite tende a atrasar o nosso relógio biológico levando a que comecemos a dormir cada vez mais tarde.


De notar que esta luz artificial com que os nossos olhos são confrontados provém não apenas de candeeiros, mas também directamente de televisões, computadores, tablets ou telemóveis.

Em termos de impacto na saúde, estas oscilações artificiais na luminosidade a que estamos expostos, pode levar a sérios distúrbios do sono, da termoregulação, da pressão arterial e do equilíbrio glicémico.

Em conclusão, deve-se reduzir gradualmente a luminosidade a que estamos expostos antes de dormir e durante a noite o quarto deve estar na maior escuridão possível.

Por outro lado, ao reiniciar uma nova fase de vigília, muito frequentemente sentimos muita dificuldade em acordar verdadeiramente porque, apesar de ainda ser noite ou o nosso quarto estar mergulhado na penumbra, o despertador toca para nos obrigar a levantar da cama.

Exactamente para dar resposta a esta necessidade fisiológica foram desenvolvidos equipamentos para uso doméstico, com base em investigação científica, que procuram imitar os ciclos naturais de luminosidade. Tratam-se de pequenos candeeiros que emitem luz que vai gradualmente, durante cerca de 30 minutos, diminuindo (ou aumentando) de intensidade e de cor (variando entre o vermelho e o amarelo) – à semelhança do que acontece com o sol. A título de exemplo, uma das empresas que se dedica à investigação nesta área é a Philips.



Nota: em caso de distúrbios graves do sono não deve automedicar-se e deve consultar o seu médico.

Sem comentários: