O REGRESSO ÀS AULAS É FIXE!


Estamos em plena época de regresso às aulas, em que papás e mamãs deitam contas à vida para fazer face aos astronómicos preços dos manuais escolares e demais despesas associadas à educação dos seus mais que tudo. Estejam eles numa fase inicial ou já em vésperas de integrar o mercado de trabalho, acabadinhos de sair das universidades com um canudo debaixo do braço para fazer… não se sabe bem o quê neste país à beira mar plantado, essa é uma fatia do orçamento lá de casa que, invariavelmente, atinge em grande escala a grande maioria das famílias portuguesas. 

Do outro lado do mundo – nomeadamente no Japão – a realidade é diametralmente oposta a vários níveis, numa cultura oriental que aposta verdadeiramente na educação e na formação de todos: a temporada já vai bem adiantada, pois começa em Abril de cada ano e, comparativamente aos lusos, aqueles têm, efectivamente, saídas profissionais uma vez terminada a fase escolar. Os custos – acredito – devem ter o seu peso lá em casa, mas nada que se compare com o sôfrego lucro ‘fácil’ lusitano.


Enfim… tudo isto para lhe trazer um tema que, lendo o acima poderia antever um texto demasiado pesado mas que se vai tornar bem mais leve, em virtude das imagens aqui usadas. Isto porque no país do sol nascente muita da pequenada vai para a escola em viaturas que encarnam os seus heróis da TV, colocando-os sobre rodas, parecendo tudo menos autocarros escolares.



Do amarelinho Pikachu, da série japonesa “Pokemons” de enorme sucesso mundial, ao Thomas, The Tank Engine, comboio azul da fornada britânica “Thomas & Friends”, passando pela indispensável e rosadinha Hello Kitty e mais um sem número de animaizinhos de peluche, a pequenada de ‘olhos em bico’ passeia-se alegremente entre a sua casa e as escolas, transportados na ‘barriga’ destes desenhos animados sobre rodas, até quase se esquecendo que vão para a dita cuja.

Fotos: World Wide Web (Japão)

Pelo nosso burgo, não tenho ideia de ter visto nada que se lhes aproxime. Há sim estabelecimentos de ensino com orçamentos – e mensalidades – mais chorudos que contam com um parque de autocarros dignos desse nome, mas outras escolas haverá que os seus equipamentos já deveriam fazer tudo menos transporte escolar. Mas isso poderá será alvo de uma atenção num outro Trendy Wheels. 

Até lá, tenham um óptimo regresso às aulas. 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 



Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: