Começou a sua carreira artística como bailarina na Companhia Portuguesa de Bailado, no Grupo Fernando Pessoa, no Grupo Experimental de Ballet da Fundação Calouste Gulbenkian e no Théatre Royal de la Monnaie, sob a direcção de Maurice Béjart.
Mais tarde optou pela frequência de um curso de teatro no British Theatre Association em Londres como bolseira do British Council e da Fundação Calouste Gulbenkian.
Tendo iniciado a sua carreira de actriz no Teatro Estúdio de Lisboa, viria a participar em Espectáculos no Teatro de Animação de Setúbal, Teatro Experimental de Cascais, Grupo 4, Barraca, Comuna, Teatro Villaret, Acarte, Teatro Ibérico, Centro Cultural de Belém, Artistas Unidos, Teatro Trindade, Teatro Maria Matos, Teatro da Mala Posta, Teatro Municipal de Portimão, Teatro Faialense, Teatro Viriato, Teatro Municipal de Almada, CAE da Figueira da Foz, Teatro Municipal de Bragança, Coliseu Micaelense, Paços de Cultura de S. João da Madeira, Conservatório de Musica de Coimbra, Cheltman Theatre em Inglaterra e Teatro Nacional D. Maria II, entre outros, em Espectáculos em Portugal, Espanha, Brasil, Venezuela, Bélgica, Inglaterra e Canadá.
No cinema trabalhou, entre outros, com os realizadores Manuel Guimarães, Arthur Duarte, Perdigão Queiroga, Henrique Campos, João César Monteiro, António-Pedro Vasconcelos, António da Cunha Teles, Lauro António, Eduardo Geada, Manoel de Oliveira, António de Macedo, Carlos Vasconcelos, Joaquim Sapinho, João Canijo, João Botelho, Manuel Carvalheiro, Phillipe Clair, Chritian Jacques, Michel Serrault, Frank Apprederis, Celan Jones, Christian Binet, Robert Mazoyer, Jacques Webber, Alain Tanner, Ivo Ferreira, Jean Sagols.
Obteve o Prémio de Interpretação em Televisão e Prémio de Interpretação em Rádio, no colectivo dos programas de Herman José e o Prémio Actriz Revelação pelo Programa O Tal Canal, atribuídos pelo semanário “Sete” e a revista “Nova Gente”; o Prémio Homenagem no 1º Festival do Filme Histórico, na Batalha, em 1993. Foi nomeada para o Prémio de Melhor Actriz de Ficção e Comédia nos Globos de Ouro 2001 da SIC e recebeu o Prémio Verdade da “Revista Eles e Elas” em 2002. Recebeu ainda o Globo de Ouro no Colectivo da Série "Cuidado com as Aparências", o Emmy (nos Estados Unidos da América) pelo Colectivo da Novela "A Outra" e a nomeação para o mesmo prémio pelo colectivo da Novela "Rosa Fogo".
Lídia Franco é, também, co-tradutora da Peça de Eric-Emmanuel Schmitt "Óscar e a Senhora Cor de Rosa", professora de Teatro em várias Escolas e foi membro do Júri do Festival Internacional de Cinema De Tróia e do Festival Internacional de Cinema Cine-Eco.
TRENDY MIND QUICK QUIZZ
Trendy Mind - Uma cor
Lídia Franco - Verde
TM - Um padrão
LF - Liso
TM - Uma peça de roupa
LF - Calças
TM - Uma marca
LF - Branca
TM - Uma viagem
LF - África
TM - Uma música
LF - Mozart
TM - Um livro
LF - O Livro do
Desassossego
TM - Um cheiro
LF - A bebé
TM - Uma comida
LF - Pão com
manteiga
TM - Um homem
LF - António
TM - Uma mulher
LF - Eu
TM - Uma qualidade
LF - A Franqueza
TM - Um defeito
LF - A Franqueza
TM - Um sonho
LF - Ser Feliz
TM - Adoro
LF - Viver
TM - Não suporto
LF - A
mentira
Obrigado Lídia pela sua colaboração.
Sem comentários:
Enviar um comentário