Exercício Físico vs Saúde


Praticar atividade física é algo que permite ao organismo estar bem, por dentro e por fora. Melhoram-se as capacidades do corpo tornando-o mais funcional no dia-a-dia. Subir escadas, transportar os filhos, segurar os sacos das compras ou andar de um lado para o outro revela-se fácil e as tarefas quotidianas não causam qualquer tipo de transtorno. Além disso, enquanto o corpo se cansa, a cabeça descansa. Liberta-se stress e aumenta-se a sensação de bem-estar. 

Sucintamente, em que se converte a prática de exercício físico? SAÚDE!!!! Mas atenção! Ao referir atividade física, são colocadas de parte os exemplos em que a prática de desporto se eleva a um nível profissional. É do conhecimento geral que praticar desporto nessa vertente é tudo menos saudável. 


Vamos, então, analisar alguns factos que poderão contribuir positivamente para uma mudança de atitude face à prática de atividade física e a importância que isso poderá conferir a um envelhecimento mais saudável: 
  • Nadar é um exercício cardiovascular de topo. Se o fizermos três vezes por semana, acrescentaremos 10 anos à nossa vida! Universidade Northwestern de Chicago (EUA) 
  • Correr é uma das formas de atividade física mais populares. Se o fizermos duas horas por semana, celebraremos mais seis aniversários! Estudo sobre o coração efetuado em Copenhaga (Dinamarca) 
  • Uma das maiores limitações para quem pratica exercício físico são os problemas nos joelhos. Correr com regularidade na juventude diminui em sete vezes a probabilidade de lesionar os joelhos. Universidade de Stanford (EUA) 
  • Andar de bicicleta também entra "na corrida". Se for possível, optem por ir de bicicleta para o trabalho. Pedalar com algum vigor contribuirá para que consigamos apagar mais cinco velas! Estudo sobre o coração efetuado em Copenhaga (Dinamarca) 
  • Praticar musculação durante dois meses permitirá baixar os valores da pressão arterial de forma significa. European Journal of Applied Physiology 
  • Praticar exercício físico três vezes por semana diminuirá, em 34%, a probabilidade de desenvolver diabetes. Archives of Internal Medicine 
  • Se o fizermos mais do que três vezes por semana, reduzimos o risco de sofrer de Parkinson em 30%. Faculdade de Medicina de Harvard (EUA) 
  • Há uma redução em cerca de 55% do risco de contrair uma doença cardíaca se praticar exercício físico moderado, três a cinco vezes por semana. Journal of the American Medical Association 
  • Apenas 15 minutos de atividade física diária bastam para reduzir o sedentarismo e aumentar a esperança média de vida. The Lancet 
Tudo se resume a educação. Também praticar exercício físico se pode incutir nos hábitos de vida. Quanto mais cedo a pessoa é familiarizada com a prática, mais rapidamente perceberá a sua importância. Infelizmente, a grande maioria considera um luxo andar no ginásio ou pagar a alguém para acompanhar devidamente os seus treinos. No entanto, cada € gasto em exercício físico/saúde na juventude, são 3€ que poupam na "velhice".

Infelizmente, apesar de tudo o que foi escrito, a relação que o exercício físico estabelece com a saúde não é matematicamente suportada. Existem fatores externos que poderão influenciar negativamente a saúda da pessoa mais fitness do mundo. Contudo, ninguém poderá negar os benefícios do exercício físico a curto, médio e longo prazo. Certo?


My7sports - Loja online de desporto e moda

Sem comentários: