ESTRELAS DE CINEMA PARA COLECCIONADORES


Seja porque precisam de rentabilizar o negócio ou, muito simplesmente, porque o armazém dos adereços já não tem espaço suficiente, a indústria cinematográfica tem outra vertente, que passa pelo leilão das várias peças que utiliza neste multimilionário sector, amealhando mais uns trocados. Já para os verdadeiros fãs, poder ficar com um adereço que tenha sido usado/mordido/tocado/cheirado/lambido/olhado/etc por uma das suas estrelas de cinema favoritas, é algo com um valor incalculável! Ah sim… e conduzido também, pois eu tinha de arranjar modo de ‘meter’ as rodas ao barulho. 

Seja no eBay, onde se encontra um pouco de tudo, de peças verdadeiras a outras que… enfim… mais valia estar quieto, às mais conceituadas leiloeiras internacionais, que montam autênticos espectáculos para dar continuidade à saga, há muitos veículos utilizados nos filmes de Hollywood e também no cinema europeu que, de quando em vez, lá ficam disponíveis para mudar de mãos, passando a engalanar a frente de determinada casa, fazendo inveja aos vizinhos, ou escondido no interior de uma garagem, para que apenas e só o seu novo dono se ‘babe’ em contemplações, a puxar pelo imaginário. Vruuuuuuuuuuummmmmm!!!!!


Vem isto a propósito do mais recente leilão de uma dessas peças, no caso o Ford Mustang “Eleanor” GT 500 que foi conduzido por Nicolas Cage no filme “60 Segundos” (“Gone in 60 seconds” no original). Trata-se do famoso “Eleanor”, nome atribuído ao mais importante dos 50 automóveis que são roubados num espaço de 60 segundos neste filme, sendo este o mais cobiçado pelo personagem Randall ‘Memphis’ Raines, um lendário ladrão de carros que enfrenta toda e qualquer fechadura ou alarme, tentando salvar a vida do irmão.


Na presente realidade, aquele modelo do construtor norte-americano, com o chassis número 7R02C179710 e modificado pela empresa Cinema Vehicle Services para a película, foi leiloado na 26ª edição dos leilões Dana Mecum, em meados de Maio último, por nada menos do que 1 milhão de dólares! Existem outras réplicas, também usadas no filme, que têm conseguido valores mais ou menos consentâneos com a sua exposição no ecrã, mas este era o modelo efectivamente conduzido pelo multi-facetado actor e que fez pose para os ‘close-ups’ e fotos utilizadas em posters e material promocional. Para certificar a veracidade do conteúdo, esta unidade foi acompanhado de um certificado original e de uma placa identificativa, com o registo “Built especially for Gone in 60 seconds”.



Mas muitas outras viaturas já passaram por semelhantes mudanças de dono, depois do seu sucesso no grande ecrã, como os vários Aston Martin da saga “James Bond” (com valores variados, mas sempre com muitos zeros à direita), ou os multi-facetados Batmobiles da série de filmes do herói da Marvel (a última troca de mãos valeu 4,5 milhões de ‘verdes’), os Ferrari usados nos filmes “Os Anjos de Charlie 2” e “The Love Bug” (atingindo perto de 10 milhões de dólares cada), ou mesmo o muito peculiar Chitty Chitty Bang Bang, automóvel histórico dotado de asas, do filme com o mesmo nome de 1968! Este último foi leiloado por cerca de 800.000 dólares, na mais recente venda em hasta pública.


Num passado igualmente recente estiveram a licitação os raríssimos Buick Roadmaster Convertible do filme “Encontro de Irmãos” e o Cadillac Series 40 Convertible de “O Artista”, o Dodge Charger RT do original “Velocidade Furiosa”, o Porsche de “Risky Business”, um dos De Lorean dos vários “Regresso ao Futuro” e mesmo uma das cinco unidades originais do simpático “Herbie – Um Carocha dos Diabos”, feitas pela Disney, também em 1968.

Fotos: Originais, Diversas
Caso se inclua neste grupo de coleccionadores destes inimitáveis adereços com rodas e tenha uma carteira a condizer, esteja atento aos leilões das mais conceituadas casas mundiais. Está tudo na Internet, à distância de um clique.

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

1 comentário:

Anónimo disse...

Well done! AC