PIPOCAS VS PUBLICIDADE


Todos sabemos o quão fartos estamos das toneladas de publicidade com que somos bombardeados todos os dias nas nossas televisões, no intervalo daquela série que gostamos de seguir, ou mesmo no cinema, pois ainda nem o filme começou e já quase esgotámos o balde das pipocas. Mas – coitados… – os ‘marketeers’ são pagos para isso mesmo, para criar os anúncios mais fantásticos, mais impactantes, mais dinâmicos, mais coloridos, mais tudo e mais alguma coisa e que, no final de tudo, tenham cumprido com o objectivo de nos ‘injectar’ com aquela vontade enorme de largar tudo e sair a correr para comprar o produto apregoado. 

No sector automóvel acontece o mesmo há mais de um século, desde que surgiu o primeiro anúncio para publicitar um automóvel. De acordo com o que apurado, foi a 30 de Julho de 1898 que a então Winton Motor Carriage Company terá publicado aquela que é considerada a publicidade automóvel mais antiga de sempre, de uma viatura que “dispensa o cavalo”, fazendo-o no jornal norte-americano Saturday Evening Post.

Foto: Winton Motor Carriage Co./Saturday Evening Post
Com o advento do cinema e, mais tarde, da televisão, abriu-se todo um novo Mundo e coube à Chevrolet estrear-se na publicidade dinâmica no pequeno ecrã, com o anúncio "The Trip", em 1939, pelo que convido-o/a a vê-lo nesta versão já em ‘technicolour’.



Desde então, já se imaginaram milhentos modos de promover e vender veículos de quatro rodas, com anúncios mais ou menos marcantes, com mensagens mais directas ou mais subliminares, daquelas que nos levem a correr até aos ‘stands’ nos fins-de-semana. 

Algumas das mais recentes criações para TV foram transmitidas no âmbito da Final do Super Bowl, o jogo decisivo da NFL (National Football League) e a mais importante acção de desporto nos EUA, que obriga, por isso, os anunciantes a reservas de vários meses/anos de antecedência e com cada segundo pago a peso de ouro. Aqui estão alguns exemplos, todos eles, bastante imaginativos e atractivos na minha óptica de consumidor: 

A marca coreana Hyundai apresentou uma proposta bastante efusiva com ideias sobre o que (não) fazer com a ajuda do seu novo Santa Fe:



Já a também coreana Kia propõe um anúncio muito amoroso, a apelar aos sentimentos maternais e com um final surpreendente (ou talvez não…):


À conquista do mercado americano, a europeia Mercedes convida algumas estrelas de Hollywood, criando um ‘clip’ em que o cliente até a sua alma (quase) vende ao diabo:



Numa estratégia também ‘hollywoodesca’ a Toyota criou uma versão moderna do génio da lâmpada (mas sem a dita cuja…), apelando aos mais elementares desejos:



Destinam-se, na sua grande maioria, única e exclusivamente aos consumidores do outro lado do Atlântico, já que a publicidade europeia tem outros contornos para os mesmos automóveis, ou para algo de características semelhantes. 

Caso sejam ‘publicidade-o-dependentes’ ou que os exemplos acima os/as tenham conquistado/a e queiram ver mais alguns, o conjunto dos anúncios do Super Bowl 2013 podem ser visionados no blog AutoBlog.com. É só escolher! 

Agora que umpri com a minha costela de promotor publicitário, chegando ao final deste 21º texto do vosso Trendy Wheels com cerca de 4.000 caracteres escritos, vou-me deliciar com o tal balde de pipocas salgadas e ver algumas das minhas séries favoritas do AXN e da FOX, com o respectivo copázio de Pepsi Cola a acompanhar. Que me perdoem os puristas da ‘coisa’, mas prefiro-a à Coca-Cola. É uma coisa de ‘sangue’, assim como a dobrada com feijão branco aos McMenus da McDonalds… 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

4 comentários:

Fernando Jorge Raposo Rodrigues disse...

A malta não se zanga e tu ficas com as salgadas nós com as doces tu com a Pepsi nós com a água,mas o cinema e os anuncios desde que feitos com bom gosto podem ficar para todos, deal? Thanks for another set of wheels

Fernando Gil Rodrigues disse...

Mais um post a provar que o mundo das wheels tem muito por onde rodar ... parabéns por mais uma publicação interessante (tirando a parte da dobrada com feijão branco acompanhada de Pepsi .... :) )!

José Pinheiro (Trendy Wheels) disse...

Boa tarde
De nada... keep on reading/riding them!
JP

José Pinheiro (Trendy Wheels) disse...

Gil
De facto, um bom vinho é melhor para a dita da feijoada, mas isso deixo ao critério do responsável pela secção Trendy Food deste blog.
Obg pelo commment.
JP