Hotel Casa da Sé - Viseu



No Hotel Casa da Sé em Viseu fui princesa por um dia.

Nos dias de hoje, somos transportados à magia e encanto de um palácio de outrora. 

Em pleno centro histórico de Viseu, paredes meias com a Sé Catedral da cidade, nasceu em 2011 um pequeno hotel de charme: a Casa da Sé. 

Classificado como turismo de habitação urbano, nenhum pormenor foi esquecido aquando da recuperação deste edifício do século 18. Os exteriores são palacianos e servem de antecâmara para um interior de decoração sofisticada, onde somos surpreendidos com pequenos detalhes que tornam este local num sítio mágico: obras de arte, antiguidades e móveis de outrora salpicam o nosso imaginário. Encantador e sofisticado, suspiramos em cada recanto. 

Cada quarto (num total de 12, incluindo 2 suites) tem o nome de uma figura ilustre de Viseu e cada um tem uma decoração distinta. 

Pernoitamos na suite D. Duarte (um elogio o 11º rei de Portugal, que nasceu em Viseu)e asseguramos que o bom gosto e requinte estão presente em todos os pormenores. Princesa por um dia, apetece-me balbuciar, perante um ambiente tão palaciano. 

A maioria das antiguidades, peças de arte e artigos de decoração expostos quer nos quartos, quer nas áreas comuns podem ser adquiridas pelos hóspedes. 

O Bar Casa da Sé, um espaço aberto à comunidade, tem um variado programa de iniciativas culturais. Nenhum detalhe foi deixado ao acaso. No Hotel existe um loja gourmet de produtos locais e artesanato e a sala de eventos D. Miguel da Silva, tem sido palco de vários eventos, para empresas e até casamentos. 

Não podemos deixar de enaltecer o profissinalismo e a arte de bem receber, tónica dominante de toda a Equipa. 

A cidade pulsa num ambiente cosmoplita ali mesmo ao lado da Casa da Sé. Sugerimos explorar o centro histórico a pé e descobrir os segredos que esta cidade secular esconde, como os Museus Grão Vasco e Almeida Moreira, a Sé Catedral, a Igreja da Misericórdia. Admire a beleza das ruas estreitas, os edifícios históricos e visite as lojas de comércio tradicional. 

A não perder, uma ida ao restaurante muralha da Sé, uma casa de granito, recuperada de acordo com a tradição. Cozinha regional autêntica. Imperdíveis o polvo dourado com migas, a grelhada à Muralha da Sé e, como entrada a irrecusável tábua de enchidos. Infelizmente não conseguimos chegar à sobremesa.. mas ficou a promessa de a Viseu voltar para o pudim de pão com leite creme queimado e o “Muralhinhas”  experimentar. 

De visita obrigatória é, sem dúvida o Palácio do Gelo, único no país! 

Para além do ringue de patinagem no gelo, pode experimentar tomar um café no Bar… do Gelo, a temperaturas de -12º C. Toneladas de gelo, trazidas directamente dos glaciares do Canadá. A entrada inclui aluguer de vestuário térmico, 30 minutos dentro do bar e uma bebida em copo de gelo. 

Bem haja! 








Sem comentários: