UM MINI ABU DHABI À ‘TUGA’


Voltando ao final de uma das minhas anteriores prosas, o Trendy Wheels nº 17, vamos fazer de conta que nadamos em euros ou que este rectangulozinho à beira mar plantado se assemelha a um Mónaco ou a um Abu Dhabi à portuguesa. Porquê? Ora, muito simplesmente porque sim, porque me apetece este devaneio em que, algures durante o finado ano de 2012, passei – em sonhos, claro está… – a ser o feliz proprietário de um dos mais caros automóveis à venda no nosso país. 

Ah, mas atenção!!! Parece que não fui só eu! Ah, pois não! Eu e mais os cerca de 750 – aqui muito reais – indivíduos que no ano passado adquiriram no nosso Abu Dhabi ‘tuga’ um automóvel do segmento de Luxo; ou os 3.500 que compraram uma viatura do segmento Superior; ou os mais de 4.500 que adquiriram um dos produtos da moda, os SUV (acrónimo para Sport Utility Vehicle); ou ainda os 3.800 que compraram um MPV (vulgo monovolume). 

Ou seja, tudo somado são cerca de 12.500 viaturas, de um total de 95.309 automóveis vendidos por cá em 2012! Ou seja, aproximadamente 13% do mercado de automóveis novos em Portugal compôs-se viaturas destes escalões, em que algumas carteiras parecem não mais esgotar os zeros à direita! 

Claro que nos dois últimos grupos há SUVs e MPVs mais pequenos e bem mais em conta, bem como outras propostas que, apesar de mais acessíveis, ainda fazem corar a minha conta bancária na aproximação ao final de cada mês! 

Agora, imaginem o que é ter no bolso 430.544 euros para comprar um Mercedes SLS Electric Drive Coupé, actualmente o automóvel mais caro vendido em Portugal! Claro que, em vez deste, poderia comprar 43 dos automóveis mais baratos do mercado, todos eles diferentes, a uma média de 10.000 euros por carro e alugar um qualquer hangarzito para os estacionar e pegar na manhã seguinte como quem escolhe roupa interior da gaveta. 

Pois… de facto não era a mesma coisa, pelo que, assim sendo, vou virar-me pró outro lado e continuar com este sonho sobre rodas! Como quem não quer a coisa, de acordo com as tabelas da ACAP- Associação Automóvel de Portugal, em 2012 venderam-se, entre outras, as seguintes ‘jóias rolantes’ em Portugal ao longo do ano findo: 
  • 3 Aston Martin: dois do modelo Rapide (o ‘tal’ de quatro portas cuja campanha de publicidade foi feita em Lisboa), cujo preço oscila entre os 265.600 e os 285.900 euros (depende dos conteúdos, do motor e de mais um sem número de pormenores que me abstenho de enumerar) e uma unidade do modelo Vanquish S, que nem tem PVP nacional (deve ter sido por encomenda);

  • 3 Bentley Continental, uma proposta de luxo cujo intervalo de preços vai dos 215.000 aos 328.600 euros; 
  • 10 Ferrari: 1 unidade do modelo FF (não… não são dedicados ao cantor português que delicia com a sua potente voz os visitantes do Salão Preto & Prata, do Casino Estoril), com um PVP de 333.400, mais 3 unidades do modelo California, em edição única por 226.400 euros, para além de 6 unidades do modelo 458, à venda por 270.800 euros cada um.
    Fim da conversa de ch
Fotos: Bentley  e Ferrari  
  • 1 Lamborghini do modelo Aventador, que custa 402.000 euros e mais uns trocos…; 
  • 1 Lotus, de nome Evora, quase idêntico à capital de distrito alentejana, cidade Património da Humanidade da UNESCO (falta-lhe o acento, mas lê-se do mesmo modo) e que custa entre 90.700 e 107.400 euros; 
  • 3 Nissan GT-R, desportivo da marca japonesa com um preço médio de 128.000 euros;

  • 298 Porsche: 113 do modelo Panamera (tem quatro portas e é rival do Aston Martin acima), mais 102 Cayenne (é um SUV/todo-terreno), mais 64 do apaixonante Porsche 911 (os diamantes são eternos), mais 15 do derivativo Boxter e 4 do Cayman! Dada a composição do menu, o leque de preços quase quadruplica, dos 63.700 euros do Boxter aos 215.600 do Panamera. Paga o logótipo, as sensações ao volante e a mundialmente reconhecida garantia de qualidade da marca alemã.
Fotos: Porsche



Ou seja, só na compra das pouco mais de 300 peças de joalharia acima descritas e tendo em conta os preços médios das gamas de alguns deles, já se contabilizam cerca de 47.000.000 euros! Isso mesmo… quarenta e sete milhões daquelas moedas feitas de duas ligas com um “1” no meio, ou o equivalente ao acumulado de três ‘jackpots’ do EuroMilhões. Atenção: isto antes do Estado amavelmente ‘nos ir ao prémio’ e sacar 20% em impostos, decorrentes das novas regras do dito cujo para prémios superiores a 5.000 euros. Ou seja, o ‘people’ joga, o prémio sai e o Estado ganha! ‘Tasse’ bem neste nosso Portugal pequenino! 

Mas, como a mim resta-me – muuuuuuuuuuuito de vez em quando… – acertar nos prémios menores, mais vale bater com a cabeça na mesinha de cabeceira, acordar meio atordoado e preparar-me para mais um dia de trabalho, garantindo o cada vez mais apetecível ordenado, contadinho ao cêntimo, que cai ao final do mês! 

Por isso, ’bora lá dar o litro para ver se tiramos este país do abismo em que todos o mergulhámos e que parece não mais bater no fundo… É que, quem sabe se um dia não podemos sonhar acordados e ter um dos bólides acima, estacionado na garagem daquela ‘penthouse’ fantástica no Chiado, actualmente a zona mais cara de Lisboa! É que sonhar (ainda) não paga imposto…! Shiiiiiiiiiiiiiiiiu!!!!! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

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