Solidão enfraquece o sistema imunitário


Pesquisa revela que pessoas solitárias estão mais propensas a quadros de inflamação e de ativação de vírus oportunistas.



A solidão pode enfraquecer o sistema imunitário de uma pessoa e deixá-la mais vulnerável a doenças como Herpes até as relacionadas a quadros de inflamação crônica, como artrite reumatoide e Diabetes tipo 2. Foi o que concluiu um estudo coordenado por Lisa Jaremka, da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos. 

Esta pesquisa baseou-se nos dados de pessoas que participaram em dois estudos distintos. Num dos estudos, foi avaliada a saúde de 200 mulheres, com uma média de 51 anos, que tinham concluído o tratamento contra o cancro da mama dois meses a três anos antes do início da pesquisa. No outro, participaram 134 adultos com excesso de peso. 

As 200 mulheres que sobreviveram ao cancro da mama responderam a um questionário desenvolvido pela Universidade da Califórnia, Los Angeles, para medir o nível de solidão que sentiam. Também foram recolhidas amostras de sangue para avaliar os níveis de anticorpos contra os vírus Epstein-Barr, que provoca a mononucleose, e o citomegalovírus (CMV), que pertence à família do vírus do herpes. Estes dois vírus podem permanecer inativos no organismo do indivíduo infectado. No entanto, quando ativados, resultam em níveis elevados de anticorpos, mesmo que não produzam sintomas característicos das doenças que provocam. 

De acordo com os resultados, as mulheres que se sentiam mais sozinhas foram as que apresentaram os maiores níveis de anticorpos contra ambos os vírus, o que caracteriza a reativação do vírus, e esse quadro foi associado a uma presença maior de sintomas como dores e fadiga. 

No segundo estudo participaram 134 adultos com excesso de peso e 144 mulheres entre as que foram curadas do cancro da mama. Também foram recolhidas amostras de sangue mas, neste caso, procurou-se avaliar os níveis de proteínas que, em grandes quantidades, estão relacionadas a quadros de inflamação no organismo capazes de desencadear doenças coronarianas, Diabetes tipo 2, Alzheimer, artrite reumatoide e comprometimento cognitivo. 

Este grupo de estudo também foi submetido a uma situação stressante onde lhes foi pedido para resolverem uma questão matemática enquanto estavam a ser avaliados por um grupo de três jurados. Logo após esta atividade, os pesquisadores deram aos participantes um composto chamado lipopolissacarídeo, molécula que é encontrada em bactérias e é capaz de provocar uma resposta imune no organismo. 

Os resultados revelaram que aqueles que ficaram mais stressados e também relatavam sentir mais solidão (que é uma forma de stress) foram os que apresentaram os maiores níveis da proteína interleucina 6, que é associada a quadros de inflamação, em resposta a situações de stress. 



"É evidente que a má qualidade de vida, em especial a solidão, está relacionada com uma série de problemas de saúde. A nossa pesquisa mostra que as pessoas solitárias correm mais riscos de saúde do que as que são mais socialmente ativas", diz Jaremka. 

Sem comentários: