Tarte de Limão e Framboesas

Com licença, posso? (ensinaram-me que é sinal de boa educação pedir licença quando se entra algures pela primeira vez...) 

Já escrevi mais ou menos quem sou. Agora a parte difícil é escolher por onde começar para criar um mínimo de curiosidade. Hum...Já sei! A receita duma tarte feita de não regras. 

Eh sim, confesso, eu sigo as regras só a primeira vez ou só mesmo quando é estritamente necessário, o resto é fantasia qb e uma pitada de bom gosto :) 

Admito ter as minhas bases preferidas, mas o bom de não ter estrelas Michelin é mesmo o facto de poder desafiar o pragmatismo. 

Hoje fiz uma tarte com creme de limão e framboesas e digo que não tem regras porque já aconteceu de ser de laranja e morangos ou toranja e ameixa preta, dependendo da inspiração e da despensa (toca a ser o mais real possivel: quem sai de casa só porque lhe faltam 50 gramas de framboesas e pega na primeira coisa que lhe vem à mão? Eu...) 

Acto I, a massa. 

Para uma tarte do diâmetro de 24 cm costumo utilizar os ingredientes nestas proporções: 
  •  250 gr de farinha (se for com fermento tudo ok, se for sem, toca a adicionar 16 gr de fermento. Pode ser simples ou baunilhado); 
  • 150 gr de manteiga com sal; 
  • 150 gr de açúcar; 
  • 1 ovo médio. 
O protocolo prevê que se misture no mixer a manteiga fria em cubos com a farinha até o composto ser "farinhoso", que se ponha no plano de trabalho e que se forme um vulcão em que se adiciona na ordem: açúcar, aroma e as gemas até a massa resultar compacta e elástica. 

A NÃO REGRA: o aroma. Depende do creme e da fruta: para a tarte que fiz não pus aroma nenhum, porque achei que o sabor do limão e das framboesas não precisava de aroma para ser exaltado. Mas por exemplo se for uma tarte de pêras e chocolate* (no final do artigo explicarei os asteriscos todos!) adiciono aroma de baunilha, se for de laranja e morango adiciono alecrim em pó, se for de toranja adiciono raspas de limão, etc. etc. 

Cá vai mais uma admissão de culpa: contra todas as regras do que se mistura primeiro, eu experimentei pôr tudo no mixer e triturar 10 segundos em velocidade média, para depois continuar à mão (e pus também a clara porque ajuda a amalgamar mais). É asneira dizer que dá na mesma e que se poupa tempo e trabalho??? 

A parte em que temos que sujar as mãos, mantém-se: tem que se amassar rapidamente para a manteiga não derreter demasiado. 

O dito protocolo sugere de tapar a massa com película aderente e de pôr no frigorífico durante meia hora. 

Enquanto a massa está na crioterapia... 

Acto II, o creme de citrinos. 

Para uma boa proporção entre base e conteúdo: 
  • 30 gr manteiga com sal; 
  • 150 gr açucar; 
  • 2 ovos médios; 
  • raspa e sumo de citrino(s); 
  • 25 gr de farinha. 
NÃO REGRA: citrino(s), o(s) que vocês preferirem, tendo em conta que se se tratar de limão ou tangerina/clementina serão 2, se se tratar de laranja ou toranja será só 1. Não aconselho a maisena para adensar o creme porque lhe confere um sabor que não gosto particularmente. 

Num tacho derretam em lume brando a manteiga com o açúcar, juntem o açúcar e amalgamem (ai, este verbo soa tão mal ao conjuntivo!) durante dois minutos. Tirem do lume. Batam os ovos e adicionem a fio ao composto mexendo rapidamente para os ovos não cozerem! Juntem a farinha e mexam bem para não deixar grumos. Ponham outra vez ao lume e mexam até quando o composto começa a adensar. Tirem do lume e ponham numa taça de vidro para não continuar a cozer no tacho. Para não se criar aquela horrível patina por cima do creme, basta cobrir a superfície com película aderente. Sim, não só o recipiente, mesmo o creme! 

Está na hora de aquecer o forno estático a 180º! 

Acto III, composição da tarte. 

Tirem a massa do frigorífico e estendam com o rolo de madeira enfarinhado (podem substituir pelo rolo da própria película!) sobre uma folha de papel vegetal. Quando estiver da espessura de mais ou menos 0,5 mm recortem um circulo de 26 cm de diametro. (Ajudem-se pondo a tarteira sobre a massa recortando a 1 cm de distância da base). Ponham a massa na tarteira (com o papel vegetal por baixo), recheiem com o creme (que entretanto deverá estar tépido) e juntem a fruta, neste caso as framboesas. 

Se sobrar massa, podem usa-la como decoração ou podem fazer biscoitos!** 

Mais uma NÃO REGRA. Gostava de dizer "deixem cozer durante 25-30 min a 180º", mas a experiência ensinou-me que os fornos são todos diferentes e que mesmo em modalidade estática e à temperatura certa, é sempre melhor controlar!!! 

Quando tirei a foto estava já a ficar sem luz natural, mesmo assim consegui capturar também um miminho que ofereci à uma amiga :) 


Bom Apetite! 

*Um dia experimentei triturar: 4 pêras bem maduras, 100 gr de chocolate negro, 25 gr de açúcar. Fica um creme delicioso! 

**Eu hoje fiz numa tarteira de 20 cm de diâmetro, portanto juntei café solúvel em grãos à massa que sobrou e fiz meia dúzia de biscoitos para o pequeno almoço de amanhã :)


1 comentário:

Anónimo disse...

Estava DELICIOSO....